Entrevistas

Charles Do Bronxs defende saída do UFC 294: “Não é sobre dinheiro, é sobre legado”

Restando pouco mais de uma semana para sua revanche contra Islam Makhachev, que estava prevista para acontecer no ‘main event’ do UFC 294, neste sábado (21), Charles Oliveira sofreu um corte profundo no supercílio no seu último treino antes de embarcar para Abu Dhabi (EAU) e se viu obrigado a cancelar o compromisso. A decisão de se retirar da disputa pelo título peso-leve (70 kg) do Ultimate, apesar de frustrante, foi tomada por ‘Do Bronxs’ e sua equipe visando preservar o legado do ex-campeão.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Charles Do Bronxsque abriu o jogo e explicou com detalhes como a lesão ocorreudefendeu a decisão de cancelar sua participação no UFC 294. O ex-campeão ressaltou que o risco de não poder competir contra Makhachev no melhor de sua capacidade foi crucial na escolha.

Financeiramente estabilizado, principalmente depois da ascensão na carreira que o levou a conquistar o cinturão peso-leve do Ultimate em 2021, Charles garante que a questão financeira sequer foi levada em conta. Por outro lado, a recomendação médica, seguida por ele, citava o pouco tempo de cicatrização do corte como o grande empecilho para que o paulista subisse no octógono neste sábado em condições de igualdade com o rival russo.

“Foi uma decisão em conjunto. Todo mundo sentou e pensou naquilo que era melhor. A gente está em um momento da nossa vida em que a gente não precisa ficar lutando por lutar. Se fosse por dinheiro, com certeza eu estaria lá agora em Abu Dhabi, esperando meu momento para poder lutar, porque a gente está falando sobre muito dinheiro”, ponderou Do Bronxs, antes de continuar.

Não é sobre dinheiro, é sobre legado. Sobre aquilo que a gente quer deixar no meio da luta. Não adiantava eu ir para lá e em um soquinho que pegasse de raspão abrisse (o corte) e a luta fosse parada com mais uma vitória para ele. Então, a gente pensou bastante, analisou bastante, e foi uma decisão em conjunto”, concluiu.

Futuro indefinido

Fora da luta principal do UFC 294, Charles Do Bronxs foi substituído por Alexander Volkanovski, campeão peso-pena (66 kg) da liga, que tentará mais uma vez destronar Islam Makhachev e conquistar o cinturão dos leves. Quanto ao brasileiro, seu futuro após se recuperar completamente da lesão e estar apto a retornar aos octógonos segue indefinido por enquanto.

Primeiro colocado no ranking da categoria e com um retrospecto recente de apenas uma derrota, para Islam Makhachev em outubro do ano passado, e 12 vitórias, Charles – o maior finalizador da história do UFC – pode precisar garantir dentro do octógono novamente seu ‘title shot’. Após sua saída do card deste sábado, o russo – atual campeão dos leves – sugeriu que Do Bronxs enfrente Justin Gaethje em uma espécie de luta eliminatória pela vaga de próximo desafiante ao título.

Matérias Recentes

Guilherme Pat projeta evolução física após estreia vitoriosa no UFC

O peso-pesado Guilherme Pat fez uma estreia positiva no UFC no último sábado (13), ao…

15/12/2025

Corpo do ex-lutador de MMA Gerônimo Mondragon é encontrado em rio

O ex-lutador de MMA e subsecretário de Segurança Pública de São Gabriel da Cachoeira, Gerônimo…

15/12/2025

Campeão do UFC, Tom Aspinall admite interesse em duelo de boxe contra Ngannou

O campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall, comentou recentemente sobre a possibilidade de, no futuro,…

15/12/2025

Topuria quebra o silêncio e revela motivo de afastamento temporário do UFC

O campeão peso-leve (70 kg) do UFC, Ilia Topuria, veio a público nesta segunda-feira (15)…

15/12/2025

Apesar de vitória, Joanderson Tubarão admite falhas no UFC Vegas 112: “Errei muito”

Vindo de duas derrotas consecutivas pela primeira vez dentro do Ultimate, Joanderson Brito chegou para…

15/12/2025

Em ascensão! Luana Santos desafia francesa ranqueada após vitória no UFC Vegas 112

Com apenas 25 anos de idade, Luana Santos se estabelece, dia após dia, como uma…

15/12/2025