Quando enfrentou Islam Makhachev, Charles Do Bronx viu uma longa sequência de 11 vitórias seguidas chegar ao fim no UFC. À época, em outubro de 2022, em Abu Dhabi (EAU), o brasileiro foi finalizado pelo russo no segundo assalto. Quase um ano após o fatídico confronto, o maior finalizador da história do Ultimate admitiu que cometeu um erro às vésperas do duelo contra o atual campeão dos pesos-leves (70 kg).
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Charles relembrou que, por conta do clima de tensão que rodeava o embate, seu lado mental foi afetado. De acordo com o próprio lutador, as declarações repletas de confiança de Khabib Nurmagomedov e de seu pupilo antes da luta fizeram com que o brasileiro ‘caísse na pilha’ e, de certa forma, se desconcentrasse e revidasse nas provocações.
“Falei algumas coisas para essa luta que eu não deveria ter falado. Aquilo não era eu, acabei entrando um pouco na pilha. Nessa luta, quero ser simplesmente eu. Nunca vou falar que vou matar uma pessoa, xingar ou qualquer coisa do tipo. E em alguns momentos acabei falando isso do Islam: ‘Ah, vou matar esse cara, vou fazer isso e aquilo’. Nunca falei isso na vida. Acabei entrando na pilha por coisas que foram faladas por eles. Na coletiva de imprensa, entrei na pilha de novo. Simplesmente só quero ser eu (dessa vez)”, relembrou Do Bronx.
Segunda chance pelo cinturão
Um ano após o combate, mais precisamente no dia 21 de outubro desta temporada, Charles terá a chance de vingar o revés em uma revanche contra Makhachev – novamente em Abu Dhabi. Com o gosto amargo da derrota sofrida para o wrestler russo ainda recente na boca, o faixa-preta de jiu-jitsu quer, acima de tudo, se sentir pleno para a segunda disputa.
“Não (não assisti a luta). Não gosto muito de falar de luta, porque as pessoas falam demais. Do fundo do coração, só quero ser eu lá dentro. Eu não fui eu na primeira luta. Na luta contra o Islam, não era eu lá dentro, não me encontrei. O Islam foi melhor do que eu na noite. Só quero me encontrar na luta. Não tenho a sensação de que estava lá, dei meu melhor, fiz uma guerra. Quero estar 100% mentalmente, espiritualmente e fisicamente para fazer acontecer”, destacou Charles.
A revanche entre Makhachev e Do Bronx serve como a luta principal do UFC 294. No ‘co-main event’ do show, outro brasileiro protagoniza um duelo ansiado pelos fãs. Número 7 do ranking dos pesos-médios (84 kg), Paulo Borrachinha mede forças contra o popular Khamzat Chimaev, que coloca sua invencibilidade no MMA em jogo contra o atleta mineiro.