Siga-nos

Entrevistas

Cara de Sapato destaca equilíbrio na busca pelos playoffs da PFL: “Preciso vencer”

Restando uma rodada para o final da temporada regular da PFL 2024, o cenário de classificação para os playoffs no GP meio-pesado (93 kg) segue completamente aberto. Dos dez atletas inscritos no torneio, cinco deles conquistaram vitórias pela via rápida no primeiro round e, consequentemente, alcançaram a pontuação máxima, sendo separados na tabela apenas pelo critério de desempate – tempo de luta. Entre os lutadores que estão com seis pontos e buscam uma vaga na semifinal está o brasileiro Antônio ‘Cara de Sapato’, campeão em 2021, que precisa de um triunfo simples para se garantir na próxima fase.

Apesar da vitória por finalização sobre Simon Biyong no primeiro round na sua luta de estreia na temporada 2024, Cara de Sapato ocupa a quinta colocação na tabela de classificação do GP até 93 kg da PFL, e estaria fora dos playoffs neste momento. Isso porque, entre os cinco atletas da divisão com seis pontos, o paraibano é o que levou mais tempo para superar seu rival na primeira rodada. Mesmo assim, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), o ex-lutador do UFC mantém a tranquilidade e prega inteligência para superar seu próximo adversário, o americano Alex Polizzi, mantendo assim vivo o sonho de conquistar novamente o cinturão da liga.

“Eu quero vencer, acho que é importante a gente vencer. A gente sempre quer finalizar ou nocautear, acabar a luta o mais rápido possível – até porque a gente vai se machucar menos para a próxima luta. Porém, nesse caso agora, eu preciso ganhar. Como tem a luta do Josh (Silveira) com o (Rob) Wilkinson, a gente precisa só ganhar. Porque um dos dois vai sair com zero pontos. Então, um deles saindo com zero pontos e eu ganhando três pontos da vitória, eu já me coloco em um lugar positivo no ranking, entre os quatro (classificados) com certeza”, analisou o paraibano, citando o duelo entre Josh Silveira e Rob Wilkinson, que estão empatados com seis pontos na liderança do GP meio-pesado da PFL.

Rival pressionado pela frente

Com a necessidade de sacramentar sua vaga na semifinal do GP meio-pesado da PFL, Antônio Cara de Sapato terá pela frente um adversário ainda mais pressionado no dia 21 de junho. Derrotado na estreia da temporada por Impa Kasanganay, o americano Alex Polizzi entrará no combate, muito provavelmente, com a estratégia de buscar uma vitória pela via rápida ainda no primeiro assalto para, assim, manter vivas suas chances de classificação aos playoffs. Cenário este que é visto com bons olhos pelo lutador paraibano.

“Ele precisa de um nocaute ou uma finalização no primeiro round. Então, acredito que ele vai vir muito forte nesse primeiro round para tentar acabar com a luta. E a nossa estratégia é seguir firme, tentando achar as brechas e impor nosso jogo. Você buscando luta, você termina se expondo um pouco mais, principalmente quando você precisa disso. Eu sou um cara que gosta de jogar no contra ataque. Eu vejo isso como algo positivo para mim. A gente tem que ser inteligente para usar isso a nosso favor”, concluiu.

Depois de ficar quase dois anos sem lutar, por conta de lesões e da sua participação no reality show Big Brother Brasil 23, Antônio Cara de Sapato retornou ao cage de forma triunfal em abril deste ano. Na primeira rodada do GP meio-pesado da PFL em 2024, o paraibano finalizou Simon Biyong aos 4 minutos e 34 segundos de luta, garantindo seis pontos na tabela de classificação. Agora, o ex-UFC busca garantir sua vaga na semifinal do torneio para lutar novamente pelo título até 93 kg da liga, assim como o prêmio de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,1 milhões).

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas