Siga-nos

Entrevistas

Campeão do Bellator, Patrício Pítbull critica GP da PFL: “Não faz sentido nenhum”

Em novembro do ano passado, a PFL comprou e se fundiu com o Bellator em um negócio que movimentou o mundo do MMA. Apesar da parceria comercial firmada, o acordo aparentemente não impede que um atleta de uma das organizações discorde dos moldes da outra. E Patrício Pitbull é uma prova viva disso. Campeão peso-pena (66 kg) e potencialmente a principal estrela da liga então dirigida pelo dirigente Scott Coker, o lutador brasileiro criticou abertamente o formato de ‘GP’ atualmente vigente em ‘sua nova casa’.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Pitbull não escondeu sua discordância pessoal do formato de disputa de torneio presente na PFL – sobretudo sobre seu sistema de pontuação. Na visão do campeão do Bellator, o atual ‘GP’ pode beneficiar ou prejudicar atletas específicos de acordo com os cruzamentos propostos, uma vez que triunfos via decisão e pela via rápida são pontuados de forma diferente. O brasileiro foi além e admitiu que não tem intenção de participar futuramente do modelo de compétição.

Não me agrada muito entrar no GP da PFL porque não concordo com a maneira que é avaliado quem passa e quem não passa. Se sou o atual campeão e pego um cara duríssimo na minha rodada, bato nesse cara, mas ganho por pontos. E outros caras enfrentam adversário menos duros e ganham por nocaute ou finalização. Eles podem passar e eu não. Então perco a oportunidade de ser campeão do mundo. Então isso não me agrada, não me soa bem. Parece algo feito para lutadores que estão – sem querer desrespeitar – iniciando. É uma dura crítica que tenho a esse GP da PFL. Se eu que sou lutador, não entendo, imagina o fã? Para mim, não faz sentido nenhum. Se colocar um pangaré para lutar com outro e um nocautear, o campeão mundial deixou de passar e o cara que deu um chute na sorte, passou. É uma crítica que tenho e vai ficar”, admitiu Patrício.

Duelo entre campeões se aproximando

Curiosamente, o próximo compromisso de Patrício será justamente diante do vencedor do ‘GP’ de 2023, Jesus Pinedo. No dia 24 de fevereiro, na Arábia Saudita, o brasileiro, campeão do Bellator, e o peruano, soberano na PFL, medem forças no megacard promovido pela parceria entre as companhias em uma espécie de unificação dos títulos até 66 kg.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas