Entrevistas
Caio Borralho faz alerta antes de primeira luta principal no UFC: “O novo campeão chegou”
-
por
Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)
Invicto no Ultimate em seis lutas disputadas, Caio Borralho faz neste sábado (24), no UFC Vegas 96, sua primeira luta principal na organização. Com um protagonismo até então inédito em suas mãos, o brasileiro mostra bastante foco às vésperas de seu combate contra Jared Cannonier. Detalhista, o atleta da ‘Fighting Nerds’ normalmente mentaliza um mantra para cada um de seus confrontos na empresa. E o lema da vez também serve como uma espécie de recado a todos os rivais da categoria dos pesos-médios (84 kg): “O novo campeão chegou”.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, ‘The Natural’, como é conhecido, destacou que busca uma performance dominante sobre Cannonier, ex-desafiante ao cinturão da categoria. Em sua última aparição, Borralho havia prometido nocautear Paul Craig e cumpriu a palavra no card sediado no Rio de Janeiro. Agora, diante de um desafio ainda maior, o brasileiro quer mostrar que tem potencial para ser o próximo detentor do cinturão no futuro.
“O mantra é mostrar que o novo campeão da categoria chegou. O último mantra era nocautear o Paul Craig, e fiz acontecer. E o mantra agora que está pedido para Deus e jogado para o universo é mostrar que o novo campeão da categoria chegou. Vou apresentar uma performance madura, dominante. E uma ótima vitória sobre o Jared, para demonstrar que o campeão chegou. Não sei se tenho previsão, até porque o Jared é bem imprevisível, ele tem muito poder nas mãos, ele explode muito dependendo dos rounds. Mas se tivesse que apontar um caminho para a luta, é puxar o ritmo para cima, botar ele para cansar, ficar desconfortável. A maioria dos adversários dele andam muito para trás. Não quero que essa luta vá para a decisão”, explicou o maranhense.
Mudança de patamar e previsão ousada
Atual número 12 do ranking, Borralho pode, em caso de vitória neste sábado, ‘pegar o elevador’ e roubar a quinta colocação da categoria – ocupada no momento justamente por Cannonier. Além de uma vaga no pelotão de elite da divisão, um triunfo pode significar uma mudança de patamar do brasileiro dentro da companhia. Ciente de tal cenário, o representante da Fighting Nerds aproveitou para fazer uma previsão ousada e traçar uma data limite para conquistar o cinturão dos pesos-médios.
“Com certeza (é a luta que vai me mudar de patamar). Por isso o motivo do mantra, ele não veio do nada, veio justamente por isso. Porque é um cara top 5, que já enfrentou grandes campeões e nomes. Ganhando dele, com certeza, me coloca aí se não como o próximo ‘contender’, mas quando houver uma conversa sobre o próximo contender, meu nome vai estar no meio. A divisão está bem maluca. Acho bom chegar um novo rosto na categoria, um moleque que vende, sabe falar, luta bem, um estilo diferente de lutador. Sendo a nova face do MMA brasileiro para essa categoria. Creio que uma vitória me coloca ali no bolo. Até o final de 2025 esse cinturão está comigo, estou trabalhando muito para isso. Estou pronto e fazendo por onde, é só questão de tempo. Meu primeiro ‘main event’ vai ser um show. O campeão chegou”, projetou Caio.
Revelado pelo ‘Contender Series’ em 2021, Borralho desponta como uma das principais esperanças do MMA brasileiro na categoria até 84 kg do UFC. Aos 33 anos, o atleta maranhense parece próximo do ápice das capacidades físicas, mentais e técnicas e, neste sábado, diante de Cannonier, colocará isso em teste. Em sua trajetória como profissional de MMA, Caio soma 16 vitórias, uma derrota e um ‘no contest’ (sem resultado).
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.