Depois de vencer suas primeiras seis lutas dentro do Ultimate e se consolidar como um grande prospecto, Caio Borralho passaria pelo grande ‘teste de fogo’ de sua carreira no último sábado, no UFC Vegas 96, ao enfrentar o ex-desafiante ao cinturão Jared Cannonier. E, diante do quinto colocado do ranking dos pesos-médios (84 kg), o brasileiro fez bonito, venceu na decisão unânime dos juízes e ingressou no pelotão de elite da categoria. Após o importante confronto, que liderou o show e foi posteriormente eleito como a ‘Luta da Noite’, o atleta da ‘Fighting Nerds’ comemorou o resultado positivo que mudou seu patamar dentro da organização.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, ‘The Natural’, como é conhecido, destacou o posto de ‘novo rosto’ do país dentro da categoria. Afinal de contas, a tendência é que Borralho ganhe muitas posições no ranking e deixe Paulo Borrachinha – brasileiro até então mais bem ranqueado da divisão – para trás na próxima atualização da listagem. Aos 31 anos, o lutador maranhense sonha alto e promete cada vez mais evolução em busca do cinturão até 84 kg do Ultimate.
“Estou feliz demais. Me cai ótimo (ser o principal nome brasileiro da categoria). Significa muito, prova que o trabalho que venho feito nos últimos dez anos tem valido a pena. Trabalho muito para isso, dentro e fora do octógono. Invisto muito na minha carreira. Então mereço essa posição, provei que tenho nível de melhores do mundo. Vocês só vão me ver melhorando. O que viram hoje, na próxima vão ver dez vezes melhor. Então se preparem (risos). Isso me coloca entre um dos grandes, ainda tenho muito para provar, aprender e trabalhar. Mas eu tenho sangue de campeão, nasci com sangue de campeão, sei disso. Que orgulho é poder representar a nossa nação. Estou louco pelos próximos voos, pelas próximas lutas”, exaltou Caio.
Desafio ao campeão da categoria
Logo após ter o braço erguido, Borralho tratou de desafiar Dricus du Plessis, atual campeão da categoria. E o chamado não é inédito. Ainda em 2023, quando sequer era ranqueado e o sul-africano não detinha o cinturão dos pesos-médios, Caio já havia pedido pelo confronto. Apesar de dificilmente conseguir encarar seu maior alvo na próxima rodada, uma vez que o posto de desafiante está prometido a Sean Strickland, o brasileiro quer, cada vez mais, colocar seu nome ‘no bolo’ quando o assunto é merecimento pelo próximo title shot até 84 kg.
“Pela terceira vez estou desafiando ele (Dricus). Acho que o UFC está ouvindo. Nas outras vezes eu desafiei, mas tinha ganhado por decisão. Dessa vez foi decisão, mas quase acabei com o Jared, foi a luta da noite. O Dana gostou, o Hunter falou que adorou a luta, acho que divertiu o público. Com certeza, se não for a próxima (luta com ele), com certeza quando houver alguma conversa sobre o próximo desafiante o meu nome vai estar ventilando pelo meio. Fiz meu trabalho e o que tinha que fazer, agora é descansar, voltar a trabalhar e estou pronto para a próxima”, destacou Borralho.
Invicto no UFC
Revelado via ‘Contender Series’, em 2021, Borralho já entrou em ação pelo UFC em sete oportunidades e se mantém invicto. Até por conta de seu retrospecto favorável, o maranhense é considerado a maior esperança de título do Brasil na categoria até 84 kg na empresa. Como profissional de MMA, ‘The Natural’ soma 17 vitórias, uma derrota e um ‘no contest’ (sem resultado) na carreira.