Entrevistas

Caio Borralho aposta em triunfo pela via rápida e mostra cautela para ser top 15

Uma das principais promessas do MMA brasileiro, Caio Borralho tem compromisso importante neste sábado (22), em Abu Dhabi (EAU). No UFC 280, ‘The Natural’ enfrenta Makhmud Muradov pelo peso-médio (84 kg) e, invicto na maior organização do esporte, visa dar continuidade ao bom momento que atravessa na carreira. E, com o objetivo de conquistar a terceira vitória seguida no octógono, o atleta contou com a ajuda de um profissional renomado e se mostrou disposto a colocar em prática tudo que aprendeu com a parceria.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Borralho informou que foi para a Suécia treinar com o temido Khamzat Chimaev e que a união deu certo. Tanto que o brasileiro, conhecido pelo seu eficiente grappling no MMA, garantiu estar ainda melhor na luta agarrada. Sendo assim, ciente de que Muradov é um striker que costuma se cansar quando não consegue nocautear nos rounds iniciais, ‘The Natural’ não faz mistério quanto a sua estratégia para seu terceiro duelo em 2022. Assim como em suas aparições anteriores no UFC e no reality show ‘Contender Series’, Caio adianta que vai repetir o que vem fazendo e está dando certo, ou seja, apostar nas quedas contra Makhmud para não só controlá-lo, como também castigá-lo no solo e, possivelmente, conseguir a finalização.

“Com certeza, em toda as minhas lutas, vou explorar o grappling. O grappling é um dos meus pontos fortes, o wrestling também, treino há muitos anos. Treinei com o Demian muitos anos também, adaptei várias coisas treinando com o Chimaev, a parte do top position, do ground and pound, foi muito bom aprender coisas novas com o ‘Finfou’ e toda equipe. Adaptei tudo isso ao meu jogo. Apesar de eu gostar de lutar em pé, estou com várias armadilhas prontas para o Muradov. Se ele se frustrar, vai cair em algumas armadilhas em pé. Não se assustem se eu nocautear também, mas acho que o caminho mais seguro para essa luta é igual ao da última, é procurar o grappling. Quero gerar mais dano no ground and pound, não ficar só no controle, porque é aí que acho que ele vai entregar a finalização”, declarou o brasileiro.

Caso vença Muradov, Borralho vai ampliar sua sequência de vitórias no UFC para três e ficará próximo de integrar a elite dos médios. No entanto, o brasileiro surpreende ao dizer que não tem pressa para entrar no top-15 da categoria. Pelo contrário, ‘The Natural’ opta por trilhar um caminho mais longo para, quando for o momento certo, estar preparado para se consolidar no pelotão de destaque da divisão de vez. De qualquer forma, apesar da juventude e da cautela quanto ao seu futuro no MMA, Caio assegura que já possui o que é preciso para superar grandes nomes do peso, ainda que não tenha intenção de desafiá-los no momento.

“Estou indo com calma, quero ir galgando meu espaço no UFC, passo a passo, sem pular etapas. Acho difícil eu ir para o top-15, porque ele não é, mas ganhando fico bem, pelo menos no top-20 vou estar. Aos poucos, vou pegando os caras ali. Talvez mais uma luta com um top-20, outra com um top-15, depois top-10. Sei que tenho qualidade para ser o melhor do mundo. Isso é uma coisa que sempre acreditei desde quando entrei no MMA. Sempre acreditei que poderia ser o melhor. Estou no esporte para ser campeão. Ainda preciso amadurecer no octógono, mas tenho certeza que tenho qualidade para enfrentar qualquer um. Treinei com os melhores do mundo, caras que figuraram no top-5 por anos, como Demian, Chimaev, Borrachinha, Strickland, então sei da minha qualidade, do que posso fazer e onde posso chegar. Só preciso ter calma”, concluiu.

Caio Borralho, de 29 anos, é um dos destaques da nova geração do MMA. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2014 e estreou no UFC em 2022. Pela organização, ‘The Natural’ passou por Armen Petrosyan e Gadzhi Omargadzhiev. Na modalidade, o atleta possui um cartel composto por 12 vitórias, sendo sete pela via rápida, uma derrota e um ‘no contest‘ (sem resultado).

Matérias Recentes

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024