Entrevistas

Borracheiro, feirante e entregador! Lipe Detona relembra trajetória antes de estreia no UFC

Um jovem, uma bicicleta, e uma porção de lanches e sucos a serem entregues. Esse pode ser o resumo da história de diversos trabalhadores brasileiros. Mas para Felipe dos Santos, foi uma fase crucial para a consolidação de um sonho futuro: se tornar lutador profissional. Às vésperas de estrear na principal liga de MMA do mundo, o UFC, ‘Lipe Detona’, como é conhecido, relembrou, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, sua trajetória pessoal recheada de desafios e diferentes ‘empregos’.

Apesar da pouca idade – apenas 22 anos -, Felipe já desempenhou algumas funções antes de se estabelecer como lutador profissional. Ainda na infância, o alagoano trabalhava na feira, realizando o transporte de carga com o tradicional ‘carreto’. Posteriormente, atuou em borracharia e oficina de carros. Por fim, a convite do seu tio, chefe de cozinha, ocupou o posto de entregador de lanches. Cada função ‘moldou caráter’ e foi vital para seu sucesso nas artes marciais mistas, garante o brasileiro.

“Venho de periferia, comunidade. Moro em um lugar que muita gente desacredita do nosso potencial, de onde podemos chegar. Nunca desacreditei da minha origem e dos meus sonhos. Desde os meus sete anos de idade eu trabalho. Já fui para a feira fazer ‘carreto’, levar as coisas no carro de mão. Trabalhei em borracharia, em oficina de carro também. De lá para cá venho aprendendo bastante, enfrentando toda dificuldade que passei na vida. E meu último trabalho foi o mais difícil, mas também me fez um homem de verdade. Comecei a vender lanche com meu tio, que é chefe de cozinha. O meu passado me tornou quem sou hoje. Isso me deixou gigante, acordava às 5h da manhã para carregar uma bicicleta cheia de lanche, com 200 kg na frente a atrás. Foi uma história de superação para mim. Sempre mantive os treinos, o que me fez chegar aqui foi seguir acreditando”, relembrou Lipe.

Estreia em grande palco

Em seu debute no UFC, Felipe estará sob os holofotes. Afinal de contas, o brasileiro estreia no card principal de um evento numerado contra o décimo colocado do ranking do peso-mosca (57 kg), Manel Kape. O show com sede em Sydney, na Austrália, também marca a primeira luta de ‘Detona’ em terras internacionais. Destaque do certame nacional, o atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ detém um cartel de sete vitórias e um ‘no contest’ (sem resultado).

Escalado anteriormente para competir em agosto no Contender Series – programa que busca talentos para integrar o plantel do Ultimate -, Felipe viu sua luta cair de última hora após uma falha de seu rival na pesagem. Mas o que era tristeza rapidamente se tornou êxtase quando o parceiro de treinos de Charles Do Bronxs viu a oportunidade de substituir Kai Kara France, lesionado, e estrear na liga em um evento numerado.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026