Entrevistas

‘Bate-Estaca’ relembra histórico de rivalidade com Esparza: “Correndo de mim até hoje”

Ex-campeã peso-palha (52 kg) do UFC, Jéssica Andrade tem atuado como uma espécie de ‘coringa’ na organização, tendo flutuado entre a divisão até 52 kg e o peso-mosca (57 kg) em suas últimas apresentações. No próximo dia 3 de setembro, por exemplo, ‘Bate-Estaca’ voltará à categoria até 57 kg para encarar a francesa Manon Fiorot, no que será o primeiro evento promovido pelo Ultimate na França.

O intuito da brasileira com essa estratégia é encontrar as melhores oportunidades, que possam levá-la a uma nova disputa por um título, em qualquer peso. Se nos moscas, uma vitória sobre Fiorot pode reaproximá-la de mais um confronto com a campeã Valentina Shevchenko, por quem já foi derrotada em abril do ano passado, na divisão dos palhas, o grande trunfo de ‘Bate-Estaca’, além do histórico positivo na categoria, é uma antiga rivalidade com a atual detentora do cinturão, a americana Carla Esparza.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (veja acima ou clique aqui), Jéssica relembrou que, desde que Esparza recusou enfrentá-la em sua estreia no peso-palha, o clima entre elas não é dos melhores e indicou que a americana tem evitado responder seus desafios, chegando inclusive a bloquear a brasileira de suas redes sociais. Mesmo assim, ‘Bate-Estaca’ não perde a esperança e torce para que o duelo ocorra em algum momento no futuro próximo, quem sabe, com o cinturão até 52 kg em jogo.

“(Esparza) Está correndo de mim até hoje, igual o diabo corre da cruz (risos). A Carla, vou te falar, foi uma pedra no meu sapato. Até hoje é uma pedra no meu sapato, porque eu não consegui lutar com ela. Era para ser com a Carla Esparza a minha primeira luta dentro do UFC na categoria até 52 (kg). Ela não aceitou. Aí me deram a Jessica Penne e eu fui lá ganhei. Ela (Esparza) tinha falado que não lutava com brasileiros porque os brasileiros não davam o peso. Eu: ‘Hm, que desculpinha esfarrapada’. Dei o peso, lutei super bem, ganhei da Jessica Penne, fui lá e desafiei: ‘E aí, Carla Esparza? Cadê tu? Eu bati o peso. Cadê? Vamos lá, vamos fazer essa luta acontecer’. Me bloqueou das redes sociais dela, me bloqueou de tudo. Eu não vejo nada dela até hoje e, com certeza, ela não vai deixar eu ver nunca mais. E estou até hoje. Vamos lá, Carla. Eu estou aqui. ‘Bora’ lutar comigo”, recordou Jéssica.

Por estar ativa tanto no peso-palha, quanto no peso-mosca, Jéssica ‘Bate-Estaca’ está presente no ranking de ambas as categorias, ocupando a sexta e quarta posições, respectivamente. Depois de vencer duas de três lutas na divisão até 57 kg, tendo perdido apenas para Valentina Shevchenko em disputa de título, a brasileira voltou à categoria na qual se sagrou campeã e superou a compatriota Amanda Lemos, em abril deste ano. Agora, a paranaense retorna novamente ao peso-mosca para medir forças com Manon Fiorot no UFC França, no dia 3 de setembro.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025