Entrevistas

Aos 37 anos, Edson Barboza exalta forma física para o UFC Kansas City: “Melhor do que nunca”

Aos 37 anos de idade e no plantel do Ultimate desde 2010, Edson Barboza já pode ser considerado um veterano do esporte. Apesar da longa bagagem, o atleta de Nova Friburgo (RJ) afasta qualquer tipo de ‘desaceleração’ em seus desempenhos dentro do octógono. Pelo contrário. Às vésperas do UFC Kansas City, o peso-pena (66 kg) brasileiro revelou, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que se sente na melhor forma física que já esteve na carreira – como bem demonstrou durante a pesagem do show, com um ‘shape’ bem definido.

Durante a preparação para o combate diante de Billy Quarantillo, rival três anos mais jovem, Edson destacou que agiu de forma mais racional e respeitou os limites do seu corpo. Striker de elite, o brasileiro admitiu que exagerava na dose e até mesmo treinava e competia lesionado nos primeiros duelos de sua trajetória como profissional.

“Posso falar que eu estou talvez em um dos melhores shapes que eu já estive na minha vida. Eu sou um cara muito regrado, tento fazer as coisas certas para estar bem. Porque isso é o que eu escolhi para fazer, eu tenho que estar bem fisicamente. Eu tenho que produzir, sei como funciona o mercado. Eu sei que se eu não produzir, não fizer as coisas como têm que ser feitas, eu vou ser chutado. E é assim. Não só na luta, mas em qualquer área em que você trabalhe. Mas eu amo o que eu faço, para mim isso não é difícil, eu amo estar bem fisicamente. Estou com 37 anos e me sentindo melhor do que nunca fisicamente“, afirmou Edson.

Sem prazo ou planos para aposentadoria

Vindo de duas derrotas consecutivas e afastado dos octógonos há pouco mais de um ano, Barboza minimiza a chance de pendurar as luvas no curto prazo. Um eventual anúncio, porém, pode vir a qualquer momento, quando o próprio sentir que não figura mais entre os melhores do mundo. Atualmente, o brasileiro desponta na 14ª colocação do ranking até 66 kg.

“Não sei (se luto até ou acima dos 40 anos). Isso é muito louco. É um medo que eu tenho do que pode acontecer no dia de amanhã. Eu sei porque já aconteceu isso com um amigo meu, que ele lutava no UFC, e de um dia para o outro – ele treinou em uma segunda-feira, na terceira-feira ele chegou na academia e falou: ‘Não quero mais. Chega. Me aposentei’. E nunca mais lutou. O Akira Corassani. Era meu parceiro de treino. Depois disso eu falei: ‘Caramba, acho que isso pode acontecer comigo também’ (risos). Chegar um dia, acordar e falar: ‘Bicho, chega dessa m***. Eu não quero mais’. Mas enquanto eu for competitivo, enquanto eu estiver me testando contra os melhores e performando bem, eu vou continuar. Eu amo o que eu faço. Então, vamos ver”, concluiu.

Com passagem de sucesso nos pesos-leves (70 kg) e agora nos penas, Edson Barboza é um dos lutadores mais experientes e conhecidos do público brasileiro. Ao longo de sua trajetória, o atleta da ‘American Top Team’ somou 22 vitórias e 11 derrotas.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026