Entrevistas

Aos 35 anos, Moicano explica segredo para grande fase no UFC: “O diferencial é a cabeça”

Aos 35 anos, Renato Carneiro já não é mais nenhum garoto. Mas foi exatamente nesta idade que o brasileiro parece ter atingido o ápice de sua maturidade como lutador profissional dentro do UFC. E os números comprovam isso. São seis vitórias nas últimas sete apresentações no octógono mais famoso do mundo. E, na visão de ‘Moicano’, o principal segredo que explica sua ótima fase na carreira é a evolução adquirida no aspecto mental.

Prestes a competir neste sábado (18), no UFC 311, com sede em Los Angeles (EUA), contra Beneil Dariush, Renato admite que sente que seu auge físico já ficou no passado. Entretanto, em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o brasileiro explica que consegue conciliar isso evoluindo em outros aspectos do jogo, como inteligência, maturidade e blindagem mental. E a fórmula tem dado certo, já que Moicano alcançou o top 10 do ranking dos pesos-leves (70 kg) desta maneira.

Acho que sim (essa é a minha melhor fase). Estou em um momento muito bom. Graças a Deus, está tudo caminhando bem. Fisicamente não (me sinto no auge). Tenho ficado muito cansado, e também com recuperação é difícil. Estou ficando mais velho, com 35, já não me recupero mais como antigamente (risos). Mas estou ficando mais inteligente nos treinos, treinando melhor. E principalmente o lado mental também, estou muito tranquilo. Estou com uma cabeça muito boa. Acho que o diferencial é a cabeça”, destacou o brasiliense.

Adversário perigoso pela frente

Em sua frente dentro do octógono, Moicano enfrentará um oponente de mesma idade, mas que vive um momento oposto na carreira. Vindo de duas derrotas consecutivas, Dariush já cogitou, inclusive, se aposentar em caso de novo revés no UFC 311. E na opinião do brasileiro, é justamente o status atual do veterano que o torna tão perigoso nessa circunstância. Ciente das credenciais de Beneil, Renato prevê um confronto árduo pela frente contra o nono colocado do ranking.

Um bom adversário, um cara duro, com experiência. Ele tem mais ou menos a mesma idade que eu, com uma idade um pouco avançada, está vindo de um momento ruim. Mas é um bom atleta, bom lutador. Mas vou vencer ele no sábado, se Deus quiser. Sim, acho que ele já está transicionando para (outra) carreira. E isso torna ele até mais perigoso. Vindo de duas derrotas, tem a mão pesada, bom de jiu-jitsu. É uma luta difícil. É um adversário que não tem nada a perder, apesar de não estar mais no auge”, ponderou Moicano.

De olho no topo, Renato entrará em ação momentos antes do cinturão de sua categoria ser colocado em jogo. No main event da noite, o campeão Islam Makhachev tenta defender seu reinado contra o desafiante Arman Tsarukyan. Já no co-main event do UFC 311, Merab Dvalishvili e Umar Nurmagomedov duelam pelo título dos pesos-galos (61 kg).

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025