Entrevistas

André Mascote relembra falha na balança no UFC 302: “Fiquei desesperado”

No último sábado (1º), André Lima ampliou sua invencibilidade no MMA profissional ao derrotar Mitch Raposo, na abertura do UFC 302, em Newark (EUA). Mas o triunfo via decisão ficou em segundo plano por conta de um problema grave pré-luta: uma falha na balança. Depois de exceder o limite da categoria dos pesos-moscas (57 kg) em quase 2 kg, ‘Mascote’, como é conhecido, relembrou, em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, como foi o desgastante processo de perda de peso na ocasião.

De acordo com o jovem de 25 anos, uma inesperada subida de peso durante a viagem para os EUA atrapalhou seus planos. Com retenção de líquido e batalhando contra o relógios, Mascote precisou submeter seu corpo a inúmeras sessões de sauna e banheira, a fim de desidratar e perder o máximo de massa corporal possível. No entanto, os esforços não foram suficientes e seu corpo ‘travou’. Por conta da falha, André foi multado e 30% de sua bolsa no UFC 302 foi transferida para seu oponente.

O meu peso já vinha travando, desde aqui do Brasil. Estou há bastante tempo de dieta. Se eu não ficar, no mínimo, 30 dias, eu já não consigo bater o peso. Estava há bastante tempo na dieta, cortando sal e açúcar. Já estava fazendo banheira, para tirar o sódio do corpo e essas coisas, há 15 dias. Fazendo sauna, banheira, para o corpo não reter líquido. Saí daqui no cronograma, com 64 kg. Chegou lá (EUA), estava com 67 kg – só de retenção. A galera começou a calcular massa, comida, tudo. O peso começou a descer, bati 63 kg. Aí falei: ‘Pronto, agora eu desidrato o resto’. Começou a maratona (de saunas e banheiras). Quase chorei, fiquei desesperado, não tinha mais força para nada, não tinha o que fazer. Já estava contando que a luta seria cancelada. Se (correr) risco de não bater (de novo), vou subir de categoria”, explicou André.

Lesão na mão e prazo de retorno

Além dos problemas com a balança, Mascote precisou competir contra uma lesão na mão, que, segundo o próprio, atrapalhou sua trocação durante o UFC 302. Sem necessidade de cirurgia, o brasileiro projeta que, após tratar a região com fisioterapia, poderá voltar à ação no Ultimate por volta de setembro. Para evitar futuros dramas com o corte de peso, o atleta da Bahia garante que ficará de dieta durante um período maior em seu próximo camp.

Matérias Recentes

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025