No último sábado (29), em Las Vegas (EUA), Alex Pereira fez a revanche contra Jiri Prochazka parecer fácil. O campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC quase nocauteou o tcheco no primeiro round, mas não desperdiçou a chance de liquidar a fatura no assalto seguinte. Inclusive, ‘Poatan’ venceu com um golpe novo e que foi preparado justamente para a ocasião.
Nos esportes de combate, o brasileiro tem como principais armas os chutes baixos e o cruzado de esquerda. Contudo, na revanche, Alex abalou Prochazka ao acertar um chute alto e definiu o duelo ao aplicar uma sequência de socos no mesmo. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), Alex revelou que escolheu o golpe após assistir o aquecimento de ‘Denisa’.
De acordo com ‘Poatan’, Jiri estava tão focado em se defender dos seus chutes baixos, que acabou ‘esquecendo’ de fazer o mesmo com os demais golpes. Portanto, ao perceber uma brecha no sistema defensivo do oponente, o brasileiro, especialista na trocação, tirou proveito, o surpreendendo no octógono.
“Eu e o Plinio estávamos olhando, no aquecimento no vestiário, ele estava simulando essa defesa de chute (baixo) e falei, ‘Ele estava saindo em um tempo que não é o meu, é diferente, mas, caso ele conseguisse dificultar essa distância para mim, olha só como ele deixa a mão aqui. Ele está muito esperto com o chute baixo, que foi o que machucou na primeira luta’. Falei que chutaria em cima, que talvez pudesse pegar ele ali e foi o que fiz“, declarou o campeão do UFC.
Registro de ‘Poatan’ no MMA
Alex Pereira, de 36 anos, se tornou campeão do peso-médio (84 kg) do UFC, em 2022, e, um ano depois, conquistou o cinturão dos meio-pesados. O brasileiro iniciou sua trajetória no MMA em 2015 e construiu um cartel composto por 12 lutas, 11 vitórias, sendo nove por nocaute, e duas derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Israel Adesanya, Jamahal Hill, Jan Blachowicz, Jiri Prochazka (duas vezes) e Sean Strickland.