Entrevistas

Alex ‘Leko’ reconhece mérito de rival e aponta necessidade de evoluir na parte física

No último sábado (26) Alex ‘Leko’ teve a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em um card numerado do UFC, e durante os cinco minutos iniciais do combate contra Brad Riddell parecia que tudo conspirava para a sua segunda vitória consecutiva no octógono mais famoso do mundo. No entanto, a queda de rendimento do brasileiro – em grande parte provocada pelo cansaço – e o crescimento do neozelandês a partir round número dois da peleja sentenciaram a derrota por pontos do atleta da ‘Astra Fight Team’.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Leko’ admitiu que teve dificuldade para manter o mesmo ritmo imposto no primeiro assalto, onde fez uma apresentação extremamente técnica e levou perigo ao adversário, nos períodos seguintes, mas reconheceu também o mérito do neozelandês na virada de jogo a partir do segundo round. O peso-leve (70 kg) creditou a inteligência e capacidade de modificar a estratégia do rival como pontos fundamentais que levaram à mudança de comando nas ações do confronto.

“Acredito que foi mais mérito dele. Claro, eu tive uma queda de rendimento, mas ele foi muito inteligente. Ele conseguiu sobreviver ao primeiro round e depois conseguiu trabalhar em cima do meu jogo. Ele foi muito inteligente nessa área. E eu, pelo contrário, não consegui fazer isso. Ele conseguiu fazer um trabalho diferente e quando ele veio com esse trabalho, eu não consegui achar o antídoto para isso”, lamentou Alex ‘Leko’.

Agora, após a segunda derrota em três lutas disputadas pelo UFC, ‘Leko’ busca ter tranquilidade para trabalhar na correção dos erros identificados por ele no último confronto. Sem pressa para retornar ao octógono, o brasileiro pretende focar especialmente nas mudanças relativas à parte física, já que o cansaço prematuro em seus combates foi diagnosticado pelo próprio como uma deficiência grave a ser reparada.

“Meu plano agora para o resto do ano é melhorar o que eu tenho que melhorar, eu vou corrigir esses pequenos erros que eu já sei que cometi na luta, que acabaram custando a vitória. Não quero voltar tão cedo porque eu tive alguns erros grossos que eu não posso ter mais, principalmente competindo em alto nível. Não posso mais ter esse tipo de erro. Agora é esfriar a cabeça, reformular alguns treinos meus, porque foi o que me prejudicou. Então, eu quero ter paciência para trabalhar direito, para que eu possa corrigir esses erros e voltar melhor do que nunca”, comentou o peso-leve, antes de confirmar a preocupação com a parte física.

“Eu tive poucos erros técnicos, falando tecnicamente. Foi mais a minha parte física que eu tenho que fazer uma reestruturação, porque eu achei que foi o que mais pesou na luta. Eu sempre treino forte fisicamente para chegar bem e eu tenho que conversar com meus professores para ajeitar isso, porque é uma coisa que está meio que recorrente, e na próxima (luta) eu não posso ter isso”, concluiu.

No MMA profissional desde 2014, Alex Leko, de apenas 24 anos, soma 21 vitórias, sendo 13 por nocaute e sete por finalização, e três derrotas em seu cartel. Pelo UFC, o peso-leve possui dois reveses e um triunfo, sobre Rodrigo ‘Kazula’ Vargas, conquistado em agosto do ano passado, em edição realizada no Uruguai.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025