Doping

Raphael ‘Bebezão’ é suspenso por um ano pela USADA após flagra em antidoping

O peso-pesado do UFC Raphael ‘Bebezão’ foi flagrado pela USADA (agência antidoping americana) em um teste fora de competição pelo uso de hidroclorotiazida e seus metabólitos – substâncias que funcionam como diuréticos e agentes mascarantes, e que são proibidas. De acordo com comunicado oficial, o brasileiro aceitou a suspensão de um ano imposta pela entidade reguladora do Ultimate.

A USADA fez o anúncio oficial em seu site nesta segunda-feira (23), mas o teste aconteceu em 4 de março deste ano. Devido a atrasos laboratoriais causados pela pandemia da COVID-19, o resultado demorou para sair e o brasileiro foi capaz de lutar em julho, quando foi derrotado por Tanner Boser, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU). A data da punição é retroativa ao flagra, ou seja, Raphael ‘Bebezão’ estará apto a competir novamente no Ultimate a partir do dia 4 de março de 2021.

De acordo com a entidade reguladora, o brasileiro testou positivo para o uso de hidroclorotiazida e seus metabólitos clorotiazida e 4-amino-6-cloro-1,3-benzenodisulfonamida. Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, ‘Bebezão’ revelou que fez uso de um medicamento prescrito por um médico como tratamento para rinite crônica, mas, na ocasião, não informou que, por ser um lutador, estava sujeito a restrições impostas pela entidade.

“Fiquei doente (em março) e fui para um hospital, mas não informei que era lutador do UFC. O médico me receitou um remédio e eu tomei, e agora isso foi anunciado. Mas tudo bem, a suspensão está quase acabando. Estarei mais alerta sobre a medicação que eles me prescreverem agora”, destacou o peso-pesado.

No MMA profissional desde 2016, Raphael ‘Bebezão’ acumula dez vitórias e duas derrotas na carreira. O lutador chegou ao Ultimate em 2018, mas conheceu seu primeiro e até então único revés ao ser superado por Ciryl Gane, em agosto de 2019. No entanto, na sequência, ele se recuperou do resultado negativo ao vencer Jeff Hughes por decisão unânime dos jurados, em outubro do ano passado. Em sua última apresentação, em julho deste ano, o brasileiro foi nocauteado por Tanner Boser no primeiro assalto.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025