Doping

Pós-USADA! UFC divulga detalhes do novo programa antidoping para 2024

No dia 1º de janeiro de 2024, se encerra oficialmente a relação entre o UFC e a USADA (Agência Antidoping Americana), já anunciada em outubro. Sendo assim, a ‘Drug Free Sport International’ será a nova entidade que cuidará do programa antidoping da maior organização de MMA do mundo. Nesta sexta-feira (29), o Ultimate tratou de divulgar os detalhes da parceria com o órgão.

De acordo com o comunicado oficial do UFC, um ponto que difere o novo do antigo programa antidoping é a quantidade de agentes de testes que procuram os lutadores para a coleta das amostras. Tudo porque a ‘Drug Free Sport International’ possui cerca de cinco mil funcionários para a realização da importante tarefa, ou seja, um número superior ao disponibilizado pela USADA.

Detalhes do novo programa antidoping no UFC

No novo programa, os atletas devem ficar em alerta e à disposição, pois continuarão recebendo visitas dos profissionais e realizando testes aleatórios e sem aviso prévio. Para isso, o UFC vai criar uma plataforma na qual os lutadores devem atualizá-la com frequência, informando suas respectivas localizações aos agentes da ‘Drug Free Sport International’ para a realização da coleta das amostras.

Sobre as regras, o novo programa antidoping se assemelha ao antigo quando se trata do ingresso de lutadores no UFC e em relação aos profissionais que decidem sair da aposentadoria. Portanto, os atletas que desejam voltar a competir terão que passar por seis meses de testes.

Já a lista de substâncias proibidas, sob a orientação da WADA (Agência Mundial Antidopagem), também será mantida. As únicas diferenças são os exemplos abaixo, que apontam certas substâncias e os níveis encontrados em um teste antidoping que não vão resultar em punição.

Clomifeno/clomifeno: 0,10 ng/mL2

Metabólito de longo prazo de testosterona: 0,10 ng/mL

Moduladores seletivos de receptores de andrógenos: 0,10 ng/mL3

GW-1516 (GW-501516): 0,10 ng/mL4

Metabólito de Trembolona: 0,20 ng/mL

Tais alterações permitem ao programa diferenciar casos de utilização com ou sem intenção de substâncias proibidas. De acordo com o novo programa antidoping do UFC, um lutador que testar positivo para as substâncias listadas será classificado como um ‘achado atípico’, não resultando em sanções imediatas. Será o CSAD, entidade antidoping nos esportes de combate financiada pelo Ultimate, que cuidará de tais casos e será responsável por averiguar o histórico de testes dos atletas. A empresa garante que não vai interferir nas decisões tomadas pelo órgão.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025