
Doping
PFL afasta nove atletas suspensos por doping; Marreta e mais dois brasileiros na lista
-
-
por
Neri Fung
Depois de completar a primeira rodada dos seus torneios anuais, nos três eventos inaugurais da temporada 2023, a PFL sofreu um duro e inesperado golpe. Nove lutadores da liga foram flagrados com substâncias proibidas em exames antidoping – entre eles os brasileiros Thiago ‘Marreta’, Bruno Cappelozza e Cezar ‘Mutante’ – e, devido às suspensões aplicadas pela Comissão Atlética de Nevada, estão fora dos GP’s de suas categorias.
O afastamento dos nove lutadores obrigará a liga a fazer mudanças drásticas na configuração dos torneios – principalmente nas divisões dos meio-pesados (93 kg) e pesados. A informação sobre o enorme contingente de atletas suspensos por doping foi divulgada pela ‘ESPN’ americana. Há alguns dias, a suposta infração cometida por Thiago Marreta já havia sido noticiada pelo site ‘MMA Fighting’ e confirmada pela reportagem da Ag Fight.
De acordo com a ‘ESPN’ americana, os nove atletas terão seus casos analisados e, provavelmente, suas suspensões preventivas estendidas na próxima quarta-feira (17), durante reunião marcada pela Comissão Atlética de Nevada, órgão regulador de eventos no estado norte-americano. Os detalhes sobre os casos não serão divulgados até a realização da assembleia.
Além dos brasileiros Thiago Marreta (meio-pesado), Bruno Cappelozza e Cezar Mutante (ambos do peso-pesado), os demais atletas da PFL flagrados no antidoping e suspensos preventivamente seriam: os meio-pesados Will Fleury, Krysztof Jotko e Mohammad Fakhreddine; o peso-pesado Rizvan Kuniev; e os penas (66 kg) Alejandro Flores e Daniel Torres.
Mudanças confirmadas pela PFL
Diante da situação, a PFL foi rápida e já anunciou as mudanças necessárias após a suspensão dos nove lutadores flagrados no antidoping para a próxima rodada dos seus torneios. Conforme divulgado pela liga através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui e aqui), no evento programado para 8 de junho, o peso-pena brasileiro Gabriel Braga agora enfrentará o compatriota Marlon Moraes, substituindo Alejandro Flores.
Ainda na mesma edição, o meio-pesado Ty Flores – que pegaria Jotko – entrará na vaga de Will Fleury, no combate contra o campeão da temporada 2022 Rob Wilkinson, e Tyler Diamond substituirá Daniel Torres contra Movlid Khaybulaev, em duelo válido pelo GP da divisão até 66 kg. A luta entre Marreta e Fakhreddine foi retirada do card. O veterano Andrew Sanchez e Taylor Johnson ficarão frente a frente no cage e entrarão no torneio até 93 kg para substituir os suspensos.
No card programado para o dia 16 de junho, Ante Delija, campeão peso-pesado do ano passado e que corria o risco de ficar fora desta temporada por lesão, voltará para encarar Maurice Greene na luta principal. Substituindo atletas suspensos, Patrick Brady e Jordan Heiderman medirão forças no cage da PFL, pela mesma categoria.
The 2023 Million Dollar Journey runs through Atlanta!
OFFICIAL: Heavyweights and Women’s Featherweights continue their journey with playoffs spots on the line!
For more information and tickets 👇https://t.co/eCMG4faqPw pic.twitter.com/RFnbAUGyLS
— PFL (@PFLMMA) May 12, 2023
𝐈𝐓’𝐒 𝐖𝐈𝐍 𝐎𝐑 𝐆𝐎 𝐇𝐎𝐌𝐄
OFFICIAL: Featherweights and Light Heavyweights make their final push for the playoffs in Atlanta!
For more information and tickets 👇https://t.co/eCMG4faqPw pic.twitter.com/XQGp9GllA1
— PFL (@PFLMMA) May 12, 2023
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.
