Desde que a USADA (agência antidoping americana) firmou sua parceria com o Ultimate, no segundo semestre de 2015, nenhum lutador da liga de MMA mais famosa do mundo foi mais testado do que Paulo ‘Borrachinha’. Desde que reforçou o plantel do UFC, em 2017, o brasileiro já recebeu a visita do órgão regulador em 97 oportunidades.
Os índices justificam as recentes e constantes reclamações públicas do peso-médio (84 kg) mineiro contra a agência antidoping. Só nesta temporada, Borrachinha já foi testado 20 vezes – ao menos até o dia 17 de novembro, data da última atualização dos números do site oficial da USADA (clique aqui).
Os números são relativos à quantidade de amostras (de sangue e urina) cedidas pelos lutadores, tanto em período de competição, quanto em janelas de descanso. Além disso, constam na lista atletas em atividade no UFC e também lutadores que já deixaram a companhia ou se aposentaram.
Na cola de Borrachinha, na segunda colocação da lista dos mais testados da história do UFC está T.J Dillashaw, com 92 testagens. Ex-campeão peso-galo (61 kg), o americano, inclusive, já recebeu uma suspensão de dois anos por testar positivo para ‘eritropoietina’ (EPO) – substância proibida pela USADA.
Em terceiro lugar está Jon Jones, com 85 amostras cedidas para a agência antidoping americana. No top 10 dos mais testados, além de Borrachinha, constam dois brasileiros: José Aldo, em quinto lugar, com 78 testes, e Amanda Nunes, logo em seguida, na sexta colocação, com 77 amostras.
Confira a lista dos top 10 atletas mais testados do UFC:
Paulo Borrachinha: 97 vezes
TJ Dillashaw: 92 vezes
Jon Jones: 85 vezes
Misha Cirkunov: 84 vezes
José Aldo: 78 vezes
Amanda Nunes: 77 vezes
Jiri Prochazka: 77 vezes
Kamaru Usman: 74 vezes
Dustin Poirier: 72 vezes
Holly Holm: 69 vezes