Doping

Marlon Vera afirma que é fácil burlar programa antidoping do UFC: “R$ 100 mil e um bom médico”

A parceria entre USADA e o UFC, iniciada em 2015, deu origem ao programa antidoping da organização presidida por Dana White – um marco entre os eventos de MMA. Passados oito anos, há quem ainda duvide da eficácia do trabalho feito pela agência de controle no combate ao uso de drogas ilegais para a melhora do desempenho esportivo dos atletas, como é o caso do peso-galo (61 kg) equatoriano Marlon ‘Chito’ Vera.

Em participação no podcast ‘Bradley Martin’s Raw Talk’, Vera questionou o modus operandi da USADA e afirmou que o cronograma de testes aplicado pela entidade torna “fácil” para os lutadores do UFC burlar o sistema. De acordo com o equatoriano, basta que um atleta tenha recursos financeiros – cerca de R$ 100 mil – e acesso a um bom especialista no assunto para conseguir fazer uso de PEDs (performance-enhancing drugs) sem ser flagrado nos exames antidoping.

“Covardes que trapaceiam para ganhar torneios e melhorar (a performance) com drogas. Quando as pessoas trapaceiam, elas usam drogas para ficarem mais rápidas. Estou falando em competições. Se você quiser ser um cara bombado, seja um cara grande, tudo bem. Mas para luta, especificamente, é f***. Eu acho que tem muitas pessoas tomando isso (PEDs) porque é fácil vencer a USADA. Você precisa de tipo 20 mil (dólares), ligar para um bom médico e ‘boom’“, afirmou Marlon, antes de completar.

“Um bom médico vai te dar bons produtos. Ele vai dizer a você como ficar limpo (depois de usar). A USADA só chega (para testar) entre 6 da manhã e 6 da tarde. Eu adoraria se a USADA batesse na sua porta às 4 da manhã, 10 da noite – de forma aleatória, porque eles têm essa janela (de testes). Então, eu posso ir para uma p*** de uma montanha no Equador e dizer a eles que estou caçando. Eu vou usar EPO e essas m***. Quando eu voltar, não vai ter nada em mim. Eu prefiro morrer do que trapacear”, concluiu o peso-galo.

Próximo desafiante ao título dos galos do UFC?

Número 6 no ranking peso-galo do UFC, Marlon Vera é apontado como o principal favorito para ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente sob posse de Sean O’Malley. Curiosamente, o campeão já foi suspenso no passado após falhar em exames antidoping coletados pela USADA.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026