Doping

Marlon Vera afirma que é fácil burlar programa antidoping do UFC: “R$ 100 mil e um bom médico”

A parceria entre USADA e o UFC, iniciada em 2015, deu origem ao programa antidoping da organização presidida por Dana White – um marco entre os eventos de MMA. Passados oito anos, há quem ainda duvide da eficácia do trabalho feito pela agência de controle no combate ao uso de drogas ilegais para a melhora do desempenho esportivo dos atletas, como é o caso do peso-galo (61 kg) equatoriano Marlon ‘Chito’ Vera.

Em participação no podcast ‘Bradley Martin’s Raw Talk’, Vera questionou o modus operandi da USADA e afirmou que o cronograma de testes aplicado pela entidade torna “fácil” para os lutadores do UFC burlar o sistema. De acordo com o equatoriano, basta que um atleta tenha recursos financeiros – cerca de R$ 100 mil – e acesso a um bom especialista no assunto para conseguir fazer uso de PEDs (performance-enhancing drugs) sem ser flagrado nos exames antidoping.

“Covardes que trapaceiam para ganhar torneios e melhorar (a performance) com drogas. Quando as pessoas trapaceiam, elas usam drogas para ficarem mais rápidas. Estou falando em competições. Se você quiser ser um cara bombado, seja um cara grande, tudo bem. Mas para luta, especificamente, é f***. Eu acho que tem muitas pessoas tomando isso (PEDs) porque é fácil vencer a USADA. Você precisa de tipo 20 mil (dólares), ligar para um bom médico e ‘boom’“, afirmou Marlon, antes de completar.

“Um bom médico vai te dar bons produtos. Ele vai dizer a você como ficar limpo (depois de usar). A USADA só chega (para testar) entre 6 da manhã e 6 da tarde. Eu adoraria se a USADA batesse na sua porta às 4 da manhã, 10 da noite – de forma aleatória, porque eles têm essa janela (de testes). Então, eu posso ir para uma p*** de uma montanha no Equador e dizer a eles que estou caçando. Eu vou usar EPO e essas m***. Quando eu voltar, não vai ter nada em mim. Eu prefiro morrer do que trapacear”, concluiu o peso-galo.

Próximo desafiante ao título dos galos do UFC?

Número 6 no ranking peso-galo do UFC, Marlon Vera é apontado como o principal favorito para ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente sob posse de Sean O’Malley. Curiosamente, o campeão já foi suspenso no passado após falhar em exames antidoping coletados pela USADA.

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Prodígio do MMA, Raul Rosas Jr quebra recorde de Vitor Belfort no UFC México

Durante a realização do UFC México, no último sábado (29), uma marca estabelecida há quase…

31/03/2025

Global Fight League anuncia data, local e card para seus dois primeiros eventos; confira

A longa espera finalmente acabou. Depois de ser lançada no final do ano passado, a…

31/03/2025

Rival de brasileira viraliza com desabafo durante o UFC México: “Preciso fazer cocô”

Dentro do octógono montado no último sábado (29) para o UFC México, Lupita Godinez travou…

31/03/2025

Astro do MMA japonês deixa o RIZIN e assina contrato com o UFC

Um dos maiores expoentes do MMA asiático nos últimos tempos, Kyoji Horiguchi está de casa…

31/03/2025

Ryan Bader considera retorno ao UFC para encerrar a carreira

Ryan Bader, campeão do Bellator, recentemente compartilhou suas ideias sobre o futuro de sua carreira…

31/03/2025

Brandon Moreno pede revanche contra Pantoja no UFC 320, no México

Brandon Moreno tem um objetivo claro após quebrar a "maldição" de nunca ter vencido em…

31/03/2025