Siga-nos
José Aldo e Conor McGregor protagonizaram uma das grandes rivalidades da história do UFC.
Aldo e McGregor são os atletas do UFC com mais testes antidoping feitos em 2024 - Montagem/Ag Fight

Doping

José Aldo e Conor McGregor lideram lista de atletas do UFC mais testados em 2024

Rivais no passado, José Aldo e Conor McGregor agora aparecem juntos no topo da lista de atletas mais testados pelo programa antidoping do UFC em 2024. De acordo com a base de dados fornecida no site do próprio Ultimate, os veteranos já foram submetidos a dez testes – cada um – nesta temporada.

Desde o início deste ano, o programa antidoping do UFC passou a ser administrado pela ‘Combat Sports Anti-Doping’ (CSAD), com as coletas de amostras de responsabilidade da ‘Drug Free Sport International’. Anteriormente, a ‘USADA’ era a parceira do Ultimate nesta empreitada de combate ao uso de substâncias ilícitas por parte dos atletas da companhia.

Depois de anunciar sua aposentadoria em 2022, José Aldo retornou ao principal evento de MMA do planeta em maio, no UFC Rio, com uma vitória contundente sobre Jonathan Martinez. No próximo dia 5 de outubro, o ex-campeão peso-pena (66 kg) voltará ao octógono para encarar Mario Bautista, no card da edição 307 do Ultimate.

Por sua vez, Conor McGregor segue com seu futuro indefinido. Depois de ter seu confronto contra Michael Chandler, programado originalmente para junho, cancelado após se lesionar, o irlandês – ex-campeão peso-pena e peso-leve (70 kg) do UFC – ainda não tem novo compromisso marcado. Curiosamente, mesmo sem lutar, ‘Notorious’ vem sendo um dos lutadores mais testados pelo novo programa antidoping da entidade.

Kayla Harrison no top 3 dos mais testados

Na sequência da lista dos mais testados, após Aldo e McGregor, aparece a judoca bicampeã olímpica Kayla Harrison, que estreou no UFC em abril deste ano, com um triunfo sobre a ex-campeã peso-galo (61 kg) Holly Holm, no UFC 300. De acordo com os registros, a lutadora americana já foi submetida a nove exames desde o começo de 2024.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Doping