Doping

Equipe jurídica de Garcia alega uso de suplemento contaminado após confirmação de doping

Ryan Garcia parece disposto a provar sua inocência no boxe. Na última quinta-feira (23), o americano, que falhou no nos testes antidoping realizados pela VADA (Associação Voluntária Antidoping) antes e depois da luta contra Devin Haney, disputada em abril, em Nova York (EUA), viu sua contraprova também constatar a presença da substância proibida ostarina. Portanto, após a confirmação do doping, a equipe jurídica do atleta apresentou uma possível solução para o caso.

Em um comunicado oficial enviado ao site ‘MMA Fighting’, a equipe de Ryan alegou que a amostra ‘B’ apresentou um resultado positivo, porque ele fez uso de um suplemento contaminado. Como confiam na lisura do profissional, seus representantes garantem que o mesmo não fez uso intencional do agente anabólico, cujo consumo sempre foi proibido para os lutadores. Anteriormente, o popular boxeador realizou testes antidoping e se mostrou limpo. Justamente por tal histórico de Garcia, seu time sinalizou que algo ‘estranho’ ocorreu. 

“Ryan se submeteu voluntariamente a testes ao longo de sua carreira, que sempre apresentaram resultados negativos. Ele também testou negativo várias vezes antes da luta contra Haney. Todos esses fatores, combinados com seus níveis ultrabaixos de amostras coletadas em 19 e 20 de abril, apontam para Ryan sendo vítima de contaminação por suplemento e nunca recebendo qualquer benefício de melhoria de desempenho. Temos certeza de que um dos suplementos que Ryan estava usando antes da luta estará contaminado e estamos testando os suplementos para determinar a fonte exata”, declarou a equipe.

Explicação da defesa

Outro ponto que fez a equipe jurídica de Ryan alegar sua inocência no caso foi o fato de que o mesmo forneceu voluntariamente fios do próprio cabelo para um especialista em toxicologia testar e o resultado deu negativo. Dessa forma, os representantes do lutador defenderam seu caráter e profissionalismo e afirmaram categoricamente que o verdadeiro culpado da polêmica foi o possível suplemento contaminado. Se sentindo prejudicado, Garcia, de forma pública e constante, passou a contestar o resultado do teste antidoping.

“Ryan está comprometido com uma competição limpa e justa e nunca usou intencionalmente qualquer substância proibida. Logo após ser notificado do teste que deu positivo, Ryan voluntariamente teve seu cabelo coletado e enviado ao Dr. Pascal Kintz, o maior especialista em toxicologia e análise de amostras de cabelo. Os resultados da amostra foram negativos. Isso é consistente e prova comprovadamente que Ryan não ingeriu ostarina durante um período de tempo, a única maneira pela qual ele teria qualquer vantagem no ringue”, explicou sua equipe.

Quem é Garcia?

Ryan Garcia, de 25 anos, é um fenômeno do boxe. O americano se tornou sensação da internet ao publicar vídeos de seus treinos, possui 12,4 milhões de seguidores em sua conta oficial no ‘Instagram’ e, como profissional, venceu 25 lutas, sendo 20 delas por nocaute, e perdeu apenas uma vez.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo abre as portas para revanche contra o campeão Alexandre Pantoja

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo enfrenta Petr Yan no 'main event' do UFC Macau, na…

21/11/2024

Moicano reprova conduta de Chandler na luta contra Do Bronx e dispara: “Não tem nível de UFC”

Renato Carneiro vive grande fase no octógono e também faz sucesso fora dele, como comentarista…

21/11/2024

Deiveson Figueiredo revela plano para disputar cinturão dos galos do UFC

Neste sábado (23), na China, Deiveson Figueiredo tem um compromisso de extrema importância no UFC.…

20/11/2024

Charles Do Bronx dá conselho para Maurício Ruffy trilhar caminho de sucesso no UFC

O Brasil está bem representado no peso-leve (70 kg) do UFC. No último sábado (16),…

20/11/2024

Que poder! Alex Poatan é superado por ator em máquina de medir força do soco; veja

De 'folga' do UFC depois de uma temporada agitada, Alex Pereira segue protagonizando aventuras inusitadas.…

20/11/2024

Kleber Bambam questiona qualidade de Whindersson Nunes no boxe e promete nocautear

Derrotado rapidamente por Acelino Popó, em fevereiro, em São Paulo, Kleber Bambam não encerrou sua…

20/11/2024