Doping

Cormier compara testes de Jones e Prochazka e questiona postura da USADA

Nos últimos meses, o nome de Jiri Prochazka despontou no noticiário por conta de um motivo improvável: a quantidade de visitas que o lutador recebeu da USADA. Com as estatísticas já atualizadas desde então, Daniel Cormier comparou o número de testagens do atleta tcheco com os de seu rival de longa data, Jon Jones, para questionar a metodologia de trabalho da agência antidoping americana.

De acordo com o site oficial do órgão regulador, Prochazka foi testado 64 vezes em 2022, enquanto ‘Bones’ se submeteu ao mesmo processo apenas em quatro oportunidades – 16 vezes menos, em uma comparação direta entre os dois. Na opinião de ‘DC’, Jones deveria receber mais visitas da USADA do que ‘Denisa’, uma vez que o americano possui um histórico de doping e o tcheco não.

“Uma das condições com o Jon Jones era que ele iria voltar (a competir), mas ele seria o cara mais testado da USADA. Eles estariam em cima dele o tempo todo. Se certificariam de que ele não teria nenhum picograma nem nada deste tipo. Onde estão esses malditos testes? Tipo, por que ele não é testado? Por que estão testando o Jiri Prochazka mais do que estão testando esse cara que tem um histórico problemático? Não faz sentido. Temos um cara que tem um histórico de abuso de drogas que foi testado apenas em um terço dos meses do ano. Isso não é justo. Isso não é aleatório”, opinou Cormier, em seu canal no Youtube.

Um dos episódios de Jones com doping foi justamente em um de seus confrontos diretos com ‘DC’. Na segunda luta entre os dois, Jon derrotou o rival pela segunda vez – por nocaute via chute na cabeça – mas viu o resultado ser revertido para ‘no contest’ (luta sem resultado) após testar positivo para ‘turinabol’, substância proibida pela USADA, no período do confronto. Na ocasião, o atleta recebeu um gancho e ficou afastado do esporte por cerca de um ano e meio.

Matérias Recentes

UFC 323: Saiba como assistir a disputa de cinturão entre Alexandre Pantoja e Joshua Van

Neste sábado (6), o Ultimate promove seu último card numerado da temporada 2025. Com o…

06/12/2025

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025