Doping

Cormier compara testes de Jones e Prochazka e questiona postura da USADA

Nos últimos meses, o nome de Jiri Prochazka despontou no noticiário por conta de um motivo improvável: a quantidade de visitas que o lutador recebeu da USADA. Com as estatísticas já atualizadas desde então, Daniel Cormier comparou o número de testagens do atleta tcheco com os de seu rival de longa data, Jon Jones, para questionar a metodologia de trabalho da agência antidoping americana.

De acordo com o site oficial do órgão regulador, Prochazka foi testado 64 vezes em 2022, enquanto ‘Bones’ se submeteu ao mesmo processo apenas em quatro oportunidades – 16 vezes menos, em uma comparação direta entre os dois. Na opinião de ‘DC’, Jones deveria receber mais visitas da USADA do que ‘Denisa’, uma vez que o americano possui um histórico de doping e o tcheco não.

“Uma das condições com o Jon Jones era que ele iria voltar (a competir), mas ele seria o cara mais testado da USADA. Eles estariam em cima dele o tempo todo. Se certificariam de que ele não teria nenhum picograma nem nada deste tipo. Onde estão esses malditos testes? Tipo, por que ele não é testado? Por que estão testando o Jiri Prochazka mais do que estão testando esse cara que tem um histórico problemático? Não faz sentido. Temos um cara que tem um histórico de abuso de drogas que foi testado apenas em um terço dos meses do ano. Isso não é justo. Isso não é aleatório”, opinou Cormier, em seu canal no Youtube.

Um dos episódios de Jones com doping foi justamente em um de seus confrontos diretos com ‘DC’. Na segunda luta entre os dois, Jon derrotou o rival pela segunda vez – por nocaute via chute na cabeça – mas viu o resultado ser revertido para ‘no contest’ (luta sem resultado) após testar positivo para ‘turinabol’, substância proibida pela USADA, no período do confronto. Na ocasião, o atleta recebeu um gancho e ficou afastado do esporte por cerca de um ano e meio.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026