Doping

Cormier compara testes de Jones e Prochazka e questiona postura da USADA

Nos últimos meses, o nome de Jiri Prochazka despontou no noticiário por conta de um motivo improvável: a quantidade de visitas que o lutador recebeu da USADA. Com as estatísticas já atualizadas desde então, Daniel Cormier comparou o número de testagens do atleta tcheco com os de seu rival de longa data, Jon Jones, para questionar a metodologia de trabalho da agência antidoping americana.

De acordo com o site oficial do órgão regulador, Prochazka foi testado 64 vezes em 2022, enquanto ‘Bones’ se submeteu ao mesmo processo apenas em quatro oportunidades – 16 vezes menos, em uma comparação direta entre os dois. Na opinião de ‘DC’, Jones deveria receber mais visitas da USADA do que ‘Denisa’, uma vez que o americano possui um histórico de doping e o tcheco não.

“Uma das condições com o Jon Jones era que ele iria voltar (a competir), mas ele seria o cara mais testado da USADA. Eles estariam em cima dele o tempo todo. Se certificariam de que ele não teria nenhum picograma nem nada deste tipo. Onde estão esses malditos testes? Tipo, por que ele não é testado? Por que estão testando o Jiri Prochazka mais do que estão testando esse cara que tem um histórico problemático? Não faz sentido. Temos um cara que tem um histórico de abuso de drogas que foi testado apenas em um terço dos meses do ano. Isso não é justo. Isso não é aleatório”, opinou Cormier, em seu canal no Youtube.

Um dos episódios de Jones com doping foi justamente em um de seus confrontos diretos com ‘DC’. Na segunda luta entre os dois, Jon derrotou o rival pela segunda vez – por nocaute via chute na cabeça – mas viu o resultado ser revertido para ‘no contest’ (luta sem resultado) após testar positivo para ‘turinabol’, substância proibida pela USADA, no período do confronto. Na ocasião, o atleta recebeu um gancho e ficou afastado do esporte por cerca de um ano e meio.

Matérias Recentes

Campeão da PFL e pupilo de Khabib, russo recebe um ano de suspensão por doping

Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17).…

18/12/2025

Aos 50 anos, Anderson Silva descarta aposentadoria: “A luta é o meu ar”

Em junho de 2024, na luta principal da primeira edição do ‘Spaten Fight Night’, Anderson…

18/12/2025

Jacqueline Cavalcanti explica importância de Cris Cyborg em sua carreira: “Mudou minha vida”

Aos 40 anos de idade, Cristiane Justino segue no mais alto nível de rendimento, sendo…

18/12/2025

Jake Paul esbanja confiança antes de luta contra ex-campeão mundial de boxe: “Sou melhor”

Às vésperas do que promete ser o maior desafio de sua carreira, a postura de…

18/12/2025

Mark Zuckerberg leva tapa na cara de ex-campeão do UFC durante sparring; veja

Mark Zuckerberg já se mostrou, inúmeras vezes, um grande entusiasta das artes marciais. E prova…

17/12/2025

Fim da linha! Ricardo Carcacinha é retirado do plantel de lutadores do UFC

O Esquadrão Brasileiro no UFC perdeu um de seus representantes na reta final da temporada…

17/12/2025