Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17). Campeão peso-pena (66 kg) da PFL, invicto na modalidade e pupilo de Khabib Nurmagomedov, Movlid Khaybulaev testou positivo para eritropoietina recombinante (rEPO), uma substância proibida, e recebeu uma suspensão de um ano da USADA (agência antidoping americana).
A amostra positiva foi coletada no dia 1º de agosto, data em que competiu contra Jesus Pinedo e se tornou campeão do ‘GP’ até 66 kg da PFL. De acordo com a política antidoping da PFL, o período padrão de inelegibilidade para o uso de uma substância proibida é de seis meses, mas pode ser estendido para até um ano em determinadas circunstâncias. Neste caso, Khaybulaev recebeu a pena máxima de um ano de inelegibilidade devido à natureza da substância e ao momento em que seu teste deu positivo – durante uma final de torneio.
O gancho imposto é retroativo à data do exame. Sendo assim, aos 35 anos, Movlid Khaybulaev estará apto a voltar a competir profissionalmente somente a partir de agosto de 2026. A eritropoietina recombinante, mais conhecida como EPO, é uma substância proibida em todos os momentos, sendo o doping sanguíneo mais comumente utilizado para aumentar a resistência de atletas. A EPO aumenta a produção de glóbulos vermelhos e permite que o corpo transporte oxigênio para os músculos, contribuindo para o aumento da resistência física.
PFL se pronuncia e retira título do russo
Não demorou muito para que a ‘Professional Fighters League’ se pronunciasse sobre o caso. Horas depois do flagra de Movlid Khaybulaev ser divulgado, a companhia se manifestou através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). Sem tolerância para a infração, a PFL comunicou que o título de 2025 do campeão russo foi devidamente retirado pela violação da política antidoping da liga.
“De acordo com as regras e regulamentos da PFL, Khaybulaev foi desqualificado do torneio mundial da PFL de 2025. Como resultado da desqualificação segundo as regras da PFL, Khaybulaev perde o título de campeão peso-pena do torneio da PFL de 2025, o cinturão de campeão e todos os bônus associados”, informou a entidade, através de um comunicado oficial.
Membro do clã Nurmagomedov
A suspensão de Movlid Khaybulaev também abala a moral do clã do Daguestão (RUS). Afinal de contas, o russo, além de pupilo de Khabib Nurmagomedov (veja abaixo ou clique aqui), também é parceiro de treinos de Islam Makhachev, atual campeão meio-médio (77 kg) e número 1 peso-por-peso do UFC – principal liga de MMA do planeta.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok