Doping

Brasileiros pegam 3 anos de gancho por doping após mundial No-Gi de jiu-jitsu

Cinco atletas brasileiros foram suspensos por três anos pela USADA (agência antidoping americana) após testarem positivo para substâncias proibidas no Campeonato Mundial No-Gi (sem quimono) de jiu-jitsu da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), realizado no último mês de dezembro. Os lutadores são: Roberto ‘Cyborg’ Abreu, Igor Feliz, Jonnatas Gracie, Henrique ‘Ceconi’ Cardoso e Vagner Rocha.

O anúncio foi feito pela própria USADA nesta quarta-feira (8). De acordo com a entidade reguladora antidoping, os cinco lutadores aceitaram a punição de três anos. Além disso, os cinco atletas tiveram seus resultados conquistados em competições sancionadas pela IBJJF, ou alguma organização ligada ao código antidoping da USADA, desqualificados a partir do dia 11 de dezembro de 2022, data em que o Campeonato Mundial No-Gi teve início.

Sob o artigo 10.8.1 do Código da instituição, que foi contratada pela IBJFF para regulamentar a competição de dezembro, qualquer atleta que encare um período de quatro ou mais anos de inelegibilidade pode receber a redução de um ano caso admita a violação e aceite a suspensão dentro de 20 dias após ser notificado. Todos os cinco lutadores brasileiros se qualificaram para entrar nesta cláusula.

Veja abaixo as violações, de acordo com comunicado da USADA:

Roberto ‘Cyborg’ Abreu: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 20 de dezembro de 2022. O veterano aceitou sua punição de três anos, que começou no dia 27 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Igor Feliz: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 24 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Jonnatas Gracie: testou positivo para 19-norandrosterona, um metabólito da nandrolona, e outros 19-noresteróides proibidos, além de testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 25 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Henrique ‘Ceconi’ Cardoso: testou positivo para 19-NA, 2a-methyl-5a-androstan-3a-ol-17-one (um metabólito da Drostanolona), epitrenbolone (um metabólito da trembolona), metasterona, e testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 24 de janeiro de 2023. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 1º de fevereiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Vagner Rocha: se recusou a se submeter a uma coleta de amostra após ser notificado por um oficial da USADA durante um teste fora de competição no dia 23 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 11 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025