Doping

Brasileiros pegam 3 anos de gancho por doping após mundial No-Gi de jiu-jitsu

Cinco atletas brasileiros foram suspensos por três anos pela USADA (agência antidoping americana) após testarem positivo para substâncias proibidas no Campeonato Mundial No-Gi (sem quimono) de jiu-jitsu da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), realizado no último mês de dezembro. Os lutadores são: Roberto ‘Cyborg’ Abreu, Igor Feliz, Jonnatas Gracie, Henrique ‘Ceconi’ Cardoso e Vagner Rocha.

O anúncio foi feito pela própria USADA nesta quarta-feira (8). De acordo com a entidade reguladora antidoping, os cinco lutadores aceitaram a punição de três anos. Além disso, os cinco atletas tiveram seus resultados conquistados em competições sancionadas pela IBJJF, ou alguma organização ligada ao código antidoping da USADA, desqualificados a partir do dia 11 de dezembro de 2022, data em que o Campeonato Mundial No-Gi teve início.

Sob o artigo 10.8.1 do Código da instituição, que foi contratada pela IBJFF para regulamentar a competição de dezembro, qualquer atleta que encare um período de quatro ou mais anos de inelegibilidade pode receber a redução de um ano caso admita a violação e aceite a suspensão dentro de 20 dias após ser notificado. Todos os cinco lutadores brasileiros se qualificaram para entrar nesta cláusula.

Veja abaixo as violações, de acordo com comunicado da USADA:

Roberto ‘Cyborg’ Abreu: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 20 de dezembro de 2022. O veterano aceitou sua punição de três anos, que começou no dia 27 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Igor Feliz: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 24 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Jonnatas Gracie: testou positivo para 19-norandrosterona, um metabólito da nandrolona, e outros 19-noresteróides proibidos, além de testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 25 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Henrique ‘Ceconi’ Cardoso: testou positivo para 19-NA, 2a-methyl-5a-androstan-3a-ol-17-one (um metabólito da Drostanolona), epitrenbolone (um metabólito da trembolona), metasterona, e testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 24 de janeiro de 2023. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 1º de fevereiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Vagner Rocha: se recusou a se submeter a uma coleta de amostra após ser notificado por um oficial da USADA durante um teste fora de competição no dia 23 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 11 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025