Doping

Brasileiros pegam 3 anos de gancho por doping após mundial No-Gi de jiu-jitsu

Cinco atletas brasileiros foram suspensos por três anos pela USADA (agência antidoping americana) após testarem positivo para substâncias proibidas no Campeonato Mundial No-Gi (sem quimono) de jiu-jitsu da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), realizado no último mês de dezembro. Os lutadores são: Roberto ‘Cyborg’ Abreu, Igor Feliz, Jonnatas Gracie, Henrique ‘Ceconi’ Cardoso e Vagner Rocha.

O anúncio foi feito pela própria USADA nesta quarta-feira (8). De acordo com a entidade reguladora antidoping, os cinco lutadores aceitaram a punição de três anos. Além disso, os cinco atletas tiveram seus resultados conquistados em competições sancionadas pela IBJJF, ou alguma organização ligada ao código antidoping da USADA, desqualificados a partir do dia 11 de dezembro de 2022, data em que o Campeonato Mundial No-Gi teve início.

Sob o artigo 10.8.1 do Código da instituição, que foi contratada pela IBJFF para regulamentar a competição de dezembro, qualquer atleta que encare um período de quatro ou mais anos de inelegibilidade pode receber a redução de um ano caso admita a violação e aceite a suspensão dentro de 20 dias após ser notificado. Todos os cinco lutadores brasileiros se qualificaram para entrar nesta cláusula.

Veja abaixo as violações, de acordo com comunicado da USADA:

Roberto ‘Cyborg’ Abreu: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 20 de dezembro de 2022. O veterano aceitou sua punição de três anos, que começou no dia 27 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Igor Feliz: testou positivo para testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 24 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Jonnatas Gracie: testou positivo para 19-norandrosterona, um metabólito da nandrolona, e outros 19-noresteróides proibidos, além de testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado durante a competição, no dia 11 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 25 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Henrique ‘Ceconi’ Cardoso: testou positivo para 19-NA, 2a-methyl-5a-androstan-3a-ol-17-one (um metabólito da Drostanolona), epitrenbolone (um metabólito da trembolona), metasterona, e testosterona exógena e seus metabólitos, resultado de um exame de urina coletado fora de competição no dia 24 de janeiro de 2023. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 1º de fevereiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Vagner Rocha: se recusou a se submeter a uma coleta de amostra após ser notificado por um oficial da USADA durante um teste fora de competição no dia 23 de dezembro de 2022. O lutador aceitou sua suspensão de três anos, que começou no dia 11 de janeiro de 2023, data em que ele foi suspenso preventivamente das competições.

Matérias Recentes

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024

Ex-UFC alerta para uso de coquilha em treino após fraturar o pênis

O uso da coquilha é obrigatório em lutas de MMA. Nos treinos, entretanto, o equipamento…

21/12/2024