Siga-nos
Ex-campeão do Glory, o russo desfere soco no também ex-campeão Alex Poatan
Vakhitov (à direita) e Poatan já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado - Reprodução/Instagram

Contender Series

Algoz de Alex Poatan no kickboxing luta no Contender Series em busca de vaga no UFC

Depois do sucesso de Alex Pereira no UFC, outro ex-campeão do Glory tentará repetir seu feito no principal evento de MMA do mundo. Último algoz de ‘Poatan’ no kickboxing, Artem Vakhitov vai lutar no ‘Contender Series’, em busca de uma vaga no plantel de atletas do Ultimate.

O kickboxer russo enfrenta o francês Islem Masraf, invicto no esporte, no dia 8 de outubro, em evento da nova temporada do Contender Series, programa que tem como objetivo revelar novos talentos para o UFC. A notícia foi divulgada em primeira mão pelo site ‘MMA Propagande’ e confirmada pelo próprio Vakhitov no seu perfil oficial no ‘Instagram’, através da ferramenta ‘stories’.

Recentemente, inclusive, Vakhitov iniciou uma espécie de campanha para esquentar novamente a rivalidade com Alex Poatan. O ex-campeão meio-pesado do Glory, maior show de kickboxing do planeta, criticou o nível de competição enfrentado pelo antigo rival e prometeu vencer o brasileiro novamente caso os dois se reencontrem, desta vez no octógono do UFC.

Vakhitov no MMA

Após uma carreira bem-sucedida no kickboxing, Artem Vakhitov decidiu seguir os passos de outros grandes nomes da modalidade que tiveram sucesso na transição para o MMA, como Alex Poatan e Israel Adesanya. Em junho de 2023, o russo fez sua estreia como profissional nas artes marciais mistas, mas acabou sendo derrotado por Ashraf Bashandy, por nocaute técnico, em função de uma interrupção médica.

Após a derrota na estreia no MMA, Vakhitov se recuperou e venceu seus dois compromissos seguintes. Em janeiro deste ano, o russo superou Siyavush Salokhov e, um mês depois, derrotou Valisher Khambaev – ambos por nocaute técnico.

Rivalidade Poatan vs Vakhitov

O primeiro duelo entre Alex Pereira e Artem Vakhitov aconteceu em janeiro de 2021. A disputa, válida pelo cinturão meio-pesado do Glory, foi vencida pelo brasileiro, na decisão dividida dos juízes. Com o triunfo, Poatan – que já era dono da cinta dos médios – se tornou o primeiro atleta a conquistar dois títulos em divisões diferentes no evento de kickboxing.

Na revanche, realizada oito meses depois, Vakhitov deu o troco e voltou ao topo da categoria. Em um confronto novamente decidido por pontos, o russo levou a melhor na decisão majoritária dos juízes, e recuperou o cinturão meio-pesado do Glory, no que marcou a despedida de Alex Poatan do evento.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Contender Series