Não foi dessa vez que o Brasil conseguiu o seu sétimo campeão mundial de boxe na história. Nem mesmo a confiança demonstrada por Yamaguchi Falcão em seu retrospecto positivo contra cubanos antes da disputa contra David Morrell, neste sábado (22), foi capaz de conter o ímpeto e qualidade do atual campeão dos supermédios (até 76,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (WBA), que garantiu a defesa de título com um nocaute fulminante aplicado ainda no primeiro round.
Escalado de última hora como desafiante ao campeão, Yamaguchi teve cerca de 15 dias para se preparar para o duelo contra o jovem prodígio do boxe cubano, que com a vitória sobre o brasileiro segue invicto como profissional, após nove combates, com oito triunfos via nocaute e apenas um por pontos. Ao final do confronto, Morrell – que demonstrou espírito esportivo ao se preocupar com a saúde do rival, que demorou para se recuperar – desafiou David Benavidez, detentor do cinturão interino dos supermédios do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
A luta
Dez anos mais velho que seu adversário, Yamaguchi Falcão começou a luta mostrando que iria para cima do campeão, apesar do pouco tempo de preparação e a diferença de idade. Porém, a maior velocidade e precisão de Morrell logo fizeram o brasileiro sentir o peso das mãos do cubano.
Abalado pelos golpes acertados, o capixaba ficou desnorteado dentro do ringue e, por pouco, não caiu após uma sequência de ataques. Apesar disso, o árbitro interveio e abriu contagem para o brasileiro, percebendo seu estado. Pouco tempo depois, com Yamaguchi ainda sem estar completamente recuperado, o campeão avançou e com um cruzado de direita na ponta do queixo do desafiante o levou para a lona, onde Falcão permaneceu durante alguns minutos, preocupando inclusive o oponente.
Currículo de Yamaguchi Falcão
Medalhista de bronze na divisão dos meio-pesados na Olimpíada de Londres, em 2012, a mesma na qual seu irmão mais novo, Esquiva, conquistou a medalha de prata, Yamaguchi Falcão se profissionalizou em 2014. Depois de vencer seus primeiros 16 combates como profissional, o capixaba sofreu uma derrota para o americano Chris Pearson, em 2019, e empatou sua luta seguinte, se afastando de uma possível disputa de título mundial, algo que estava sendo especulado na época.
Depois de passar por um período de abalo psicológico, Yamaguchi conseguiu se reerguer e, com oito vitórias consecutivas, conquistou a tão sonhada oportunidade de se juntar a nomes como Eder Jofre e Acelino ‘Popó’ Freitas no seleto grupo de brasileiros campeões mundiais no boxe. Agora, com essa derrota para David Morrell e aos 35 anos, resta saber se o capixaba terá outra chance de disputar um cinturão do mundo.