Boxe

Tyson surpreende com ótima forma, mas duelo com Jones termina empatado

O tão esperado retorno de Mike Tyson aos ringues roubou a cena do mundo das lutas neste sábado (28), em Los Angeles (EUA). Sem competir desde 2005, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados ignorou as regras que previam apenas uma luta de exibição contra Roy Jones Jr. e partiu para cima desde o início do combate. Apesar de ambos estarem longe do auge que marcaram suas vitoriosas carreiras, a disputa foi animada e surpreendeu quem esperava pouco dos veteranos.

Jogando a maior parte do tempo na defensiva, RJJ também entrou disposto a mostrar que seus títulos mundiais em cinco categorias de peso diferentes não foram por acaso. No entanto, mesmo com jogo de pernas em dia, o veterano, que tentou cadenciar o combate no início apostar em um possível cansaço do rival ao longo dos oito assaltos previstos pelas regras especiais, foi ofuscado pela potência dos ataques do rival.

Ao final da disputa, a vantagem de Tyson não lhe garantiu a vitória e nenhum vencedor foi anunciado, como previamente estipulado pela Comissão Atlética da Califórnia. De fato, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados de 54 anos foi superior em pelo menos seis dos assaltos. Dono de centro do ringue, ‘Iron Mike’ mostrou grande forma e, orientado pelo brasileiro Rafael Cordeiro, não deixou de caminhar para frente apesar do cansaço.

Com direito a ilustres presenças que trabalharam durante o card, como o cantor Snoop Dogg, responsável pelo show de introdução do main event, e do campeão do UFC Israel Adesanya, que atuou como comentarista, a disputa foi realizada no famoso ginásio Staples Center.

A luta

Logo nos primeiros segundos, Mike dominou o centro do ringue e com seu habitual caminhar, pendulou para os dois lados antes de alternar potentes jabs de esquerda com ganchos no corpo. Por sua vez, Roy Jones Jr. caminhou por todo o ringue e atacou com tímidos jabs, claramente tentando cansar o adversário.

Na etapa seguinte, RJJ clinchou o ex-campeão dos pesos-pesados algumas vezes e absorveu diversos ganchos no corpo. Mais ativo e contundente, Tyson, no entanto, passou a sentir a falta de ritmo de luta e terminou o assalto respirando de forma ofegante.

Mais inteiro, Roy mostrou a velocidade que o fez famoso no ringue no terceiro assalto. A cada aproximação do rival, jabs e principalmente curtos ganchos de esquerda passaram a atingir o rosto de Tyson com mais frequência. Nos momentos de clinche, o ex-campeão dos pesados já não tinha mais o mesmo poder de ataque.

O quarto round foi marcado pela explosão de ‘Iron Mike’. Sem perder tempo, ele caminhou para frente a todo momento e pressionou Roy, que pareceu surpreso com o retorno da agressividade do oponente.

No quinto assalto, com os dois atletas mais cansados e com menor velocidade em seus ataques, a disputa foi disputada no centro do ringue, o que favoreceu Tyson. Dono de ataques mais potentes, o veterano voltou a minar com ganchos no corpo, além de acertar um cruzado de esquerda que ecoou no vazio ginásio em Los Angeles.

A sexta etapa foi a mais surpreendente. Apesar de não competir desde 2005, Mike Tyson manteve a pressão e cansou o rival que, curiosamente, planejava prolongar a luta apostando em uma suposta vantagem física. Nada feito, e mais uma vez vimos a potência do rival dominar as ações.

No assalto seguinte, no entanto, foi a vez da velocidade das combinações de RJJ entrar em ação. Com até então inéditas sequências de até quatro ataques, o multicampeão conteve momentaneamente a agressividade do rival, que buscou o clinche.

O último assalto, por si só, valeria o ingresso, caso a presença de público fosse permitida. Cientes de que não haveria vencedor caso o confronto chegasse ao final do tempo previsto, os dois cinquentões trocaram golpes francos. Uma bela apresentação de duas lendas do esporte!

Confira todos os resultados do card:

Mike Tyson e Roy Jones Jr. empataram;
Jake Paul nocauteou Nate Robinson no 2º round;
Badou Jack venceu Blake McKernan por decisão unânime;
Jamaine Ortiz nocauteou Sulaiman Segawa no 7º round;
Irvin Gonzalez venceu Edward Vasquez por decisão dividida;
Juiseppe Cusumano nocauteou Gregory Corbin no 6º round.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024