Boxe

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na Arábia Saudita, contou com uma novidade: a utilização, de forma inédita no boxe, de Inteligência Artificial como juiz. Ainda em caráter experimental, o uso da IA nas papeletas de pontuação não influenciou no resultado oficial da disputa entre os pesos-pesados. Mesmo assim, a inovação dividiu opiniões e houve, inclusive, quem condenasse a implementação da nova tecnologia na nobre arte, como foi o caso de um dos protagonistas do show.

Derrotado por Usyk na decisão dos juízes, Tyson Fury não gostou nem um pouco de saber qual pontuação a Inteligência Artificial atribuiu ao combate nas suas papeletas. Enquanto os juízes laterais humanos pontuaram de forma unânime o placar de 116 a 112 a favor do ucraniano, a IA viu um domínio ainda maior do campeão sobre ‘The Gypsy King’ (118 a 112).

Ao tomar conhecimento da situação, na coletiva de imprensa pós-luta, Fury disparou pesadas críticas ao experimento com Inteligência Artificial e se mostrou contrário a tentativa de implementar a nova tecnologia no boxe. Irritado, o inglês defendeu que o trabalho feito pelos juízes laterais deve continuar sendo feito por seres humanos e não por ‘robôs’.

“F***-se todos os computadores. Continuem com os humanos. Mais trabalhos para humanos, menos trabalhos para computadores. E f***-se os carros elétricos também, já que estamos nesse assunto”, disparou Fury.

Usyk vs Fury

Depois de Oleksandr Usyk vencer o primeiro confronto, em maio deste ano, e unificar os principais títulos mundiais do peso-pesado no boxe, Tyson Fury buscava a redenção com a disputa de sábado. Porém, mais uma vez, o inglês – mesmo 25 kg mais pesado – não foi páreo para o pugilista ucraniano, que novamente saiu vitorioso e manteve os cinturões da IBO (Organização Internacional de Boxe), WBC (Conselho Mundial de Boxe), WBO (Organização Mundial de Boxe) e WBA (Associação Mundial de Boxe).

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Cinturão BMF! Dustin Poirier faz luta de despedida contra Max Holloway no UFC 318

No dia 19 de julho, Dustin Poirier entrará em ação pela 41ª e última vez…

25/04/2025

Carlos Prates projeta furada de fila por title shot após UFC Kansas City

Neste sábado (26), Carlos Prates subirá no octógono do UFC Kansas City para medir forças…

25/04/2025

Ex-jogador do Manchester United, Evra assina com a PFL e tem estreia no MMA marcada

Em meados de 2019, Patrice Evra pendurou as chuteiras e colocou um ponto final em…

25/04/2025

Boxeador olímpico, Keno Marley assina com empresa de Jake Paul para estrear como profissional

Depois de se destacar no boxe amador, com direito a um vice-campeonato mundial e duas…

25/04/2025

Carlos Prates e Ian Garry batem o peso e confirmam luta principal do UFC Kansas City

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizada a pesagem oficial do UFC Kansas City. Os…

25/04/2025

Ian Garry explica por que provocou Carlos Prates com derrota antiga: “Expor fraqueza”

O duelo entre Ian Machado Garry e Carlos Prates, por si só, já atrai grande…

25/04/2025