Boxe

Título em risco? Luta de Robson Conceição será revista pelo Conselho Mundial de Boxe

No último sábado (6), Robson Conceição fez história ao derrotar O’Shaquie Foster em Newark (EUA) e conquistar o título mundial super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O duelo parelho, porém, dividiu a opinião dos fãs e profissionais do ramo. Na ocasião, o brasileiro foi considerado vencedor na decisão dividida dos juízes – convencendo dois dos três árbitros de que fez o suficiente para ter o braço erguido. Por conta do equilíbrio e polêmica criada em torno do combate, a luta será revista pela entidade.

A notícia foi anunciada pelo presidente da WBC, Mauricio Sulaiman, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). A decisão também já foi comunicada a Robson, que, apesar do contexto, demonstra tranquilidade em seu triunfo. Por outro lado, O’Shaquie Foster, então campeão, protestou assim que o resultado foi anunciado, ainda em cima do ringue. O americano opinou que, em sua visão, havia vencido ‘O Brabo’, como seu rival é conhecido.

“Estou ciente da decisão da WBC de revisar a pontuação da luta. Respeito o processo e a transparência do comitê, mas acredito firmemente na minha vitória. Este é um momento para celebrar o título que conquistei com muito esforço, e continuarei trabalhando duro para provar meu valor como campeão”, destacou Robson, em entrevista ao ‘ge.globo’.

Conquista ameaçada?

Apesar do baque inicial pela medida de revisar a pontuação do combate, é bastante improvável que Robson perca seu cinturão após um parecer oficial. A tendência é que, caso seja considerado um erro de julgamento no placar e, consequentemente no resultado, uma revanche imediata entre Robson e Foster seja remarcada. Destituir o pugilista baiano do posto de campeão seria uma manobra quase inédita na história do boxe.

Inclusive, Robson já passou por situação parecida, mas do outro lado da moeda. Em 2021, quando perdeu a disputa de título para o mexicano Oscar Valdez, o brasileiro apelou para que o comabte tivesse sua pontuação revista. Apesar da contestação à época, o resultado do duelo não foi alterado.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025