Boxe

Título em risco? Luta de Robson Conceição será revista pelo Conselho Mundial de Boxe

No último sábado (6), Robson Conceição fez história ao derrotar O’Shaquie Foster em Newark (EUA) e conquistar o título mundial super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O duelo parelho, porém, dividiu a opinião dos fãs e profissionais do ramo. Na ocasião, o brasileiro foi considerado vencedor na decisão dividida dos juízes – convencendo dois dos três árbitros de que fez o suficiente para ter o braço erguido. Por conta do equilíbrio e polêmica criada em torno do combate, a luta será revista pela entidade.

A notícia foi anunciada pelo presidente da WBC, Mauricio Sulaiman, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). A decisão também já foi comunicada a Robson, que, apesar do contexto, demonstra tranquilidade em seu triunfo. Por outro lado, O’Shaquie Foster, então campeão, protestou assim que o resultado foi anunciado, ainda em cima do ringue. O americano opinou que, em sua visão, havia vencido ‘O Brabo’, como seu rival é conhecido.

“Estou ciente da decisão da WBC de revisar a pontuação da luta. Respeito o processo e a transparência do comitê, mas acredito firmemente na minha vitória. Este é um momento para celebrar o título que conquistei com muito esforço, e continuarei trabalhando duro para provar meu valor como campeão”, destacou Robson, em entrevista ao ‘ge.globo’.

Conquista ameaçada?

Apesar do baque inicial pela medida de revisar a pontuação do combate, é bastante improvável que Robson perca seu cinturão após um parecer oficial. A tendência é que, caso seja considerado um erro de julgamento no placar e, consequentemente no resultado, uma revanche imediata entre Robson e Foster seja remarcada. Destituir o pugilista baiano do posto de campeão seria uma manobra quase inédita na história do boxe.

Inclusive, Robson já passou por situação parecida, mas do outro lado da moeda. Em 2021, quando perdeu a disputa de título para o mexicano Oscar Valdez, o brasileiro apelou para que o comabte tivesse sua pontuação revista. Apesar da contestação à época, o resultado do duelo não foi alterado.

Matérias Recentes

Ultimate encaminha Caio Borralho vs Reinier de Ridder para o UFC 326, em março

Aos poucos, o calendário do primeiro trimestre de 2026 do Ultimate vai ganhando forma. E…

16/12/2025

UFC: Recém-contratado, Levi Rodrigues recebe suspensão após flagra em exame antidoping

Invicto no MMA profissional, Levi Rodrigues conquistou uma vaga no UFC após brilhar no ‘Contender…

16/12/2025

Em alta! Manel Kape assume segunda posição do ranking peso-mosca; Melk é ignorado

No último sábado (13), após nocautear Brandon Royval na luta principal do UFC Vegas 112,…

16/12/2025

Anderson Silva explica luta morna com Sonnen: “Ele não viria ao Brasil ser esculhambado”

Em junho de 2024, em São Paulo, Anderson Silva e Chael Sonnen lideraram o card…

16/12/2025

Não chama? Alex Poatan indica ausência em card do UFC na Casa Branca

Dada a expectativa para o UFC Casa Branca, programado para junho de 2026, a tendência…

16/12/2025

Atleta do UFC que defendeu Hitler faz graves acusações contra Topuria

O lutador norte-americano Bryce Mitchell utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (15) para fazer duras…

16/12/2025