Boxe

Soberana! Bia Ferreira domina rival uruguaia e mantém cinturão mundial de boxe

Na noite deste sábado (27), Beatriz Ferreira colocou seu cinturão mundial em jogo pela primeira vez em solo nacional. E, diante de seu público, a brasileira correspondeu às expectativas e deu show no ringue. Com um desempenho dominante, ‘Bia’, como é conhecida, controlou as ações contra Maira Moneo e desbancou a rival uruguaia na decisão unânime dos juízes (98-92,98-92 e 96-94). Com o resultado, a pugilista baiana manteve o título peso-leve (61 kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF).

Mais técnica, a brasileira superou o ímpeto inicial de Maira que, aguerrida, marchou para durante todo o combate. Apesar da resiliência, a pugilista uruguaia deu muitas brechas defensivas e foi bastante atingida por Bia. Soberana na IBF, a campeã mundial agora visa unificar os títulos da categoria contra campeãs de outras entidades.

A luta

Maira começou o  duelo marchando para frente, mas foi recebida por dois cruzados de encontro desferidos por Bia. Apesar de aguerrida, a uruguaia abriu brechas para a brasileira conectar mãos duras e abrir vantagem na parcial. O assalto inicial encerrou com as duas no clinch. No segundo round, Moneo seguiu caminhando para frente, para tentar abafar a campeã. Sem desperdiçar golpes, a baiana seguiu com os melhores ataques. Nos segundos finais do round, Maira aparentemente derrubou Ferreira. Mas atento, o árbitro indicou que a brasileira apenas escorregou no ringue.

Bia ‘virou a chave’ e partiu para cima no terceiro round, com um direto em cheio no rosto de Maira. Em resposta, a uruguaia encurralou a brasileira contra as cordas com uma sequência de cruzados. Apostando no ‘dirty boxing’, Moneo conectou bons ataques na posição de clinch. Ferreira começou o quarto round balançando a adversária com um cruzado de esquerda. Sentindo o bom momento, a torcida subiu o som com gritos de incentivo para a brasileira. Mesmo sendo atingida, a uruguaia esbanjou raça e seguiu caminhando para frente.

O quinto assalto começou acelerado de ambas as partes. Com um belo overhand, Bia atingiu Maira enquanto a rival marchava para frente. Com um cruzado de esquerda, a baiana fez a uruguaia balançar no centro do ringue, levantando a torcida. Mesmo machucada, Moneo iniciou o sexto round no abafa, tentando acertar Ferreira na curta distância. Já desgastada fisicamente, porém, a uruguaia foi pouco efetiva na estratégia, recebendo golpes contundentes de Bia.

O sétimo round repetiu o roteiro dos anteriores, com Maira atacando, se expondo e sendo atingida mais vezes por Bia, que dita o ritmo do confronto. Mais estática, Moneo engoliu dois jabs em sequência no princípio do oitavo assalto. Em seguida, Bia jogou um overhand que abalou a oponente. Mais inteira, a brasileira passou a se mover lateralmente e, de guarda baixa, provocou a rival.

Visivelmente frustrada, a uruguaia seguiu tentando conectar um golpe singular para mudar a tônica do combate. Apesar do maior volume de ataques, Moneo pecou na efetividade, sendo mais contragolpeada por Bia, que apostou no overhand de direita e cruzado de esquerda como principais armas. No décimo e último round, Maira chegou a conectar um cruzado que abalou Bia, mas não deu sequência ao bom momento. Em resposta, a brasileira desferiu um direto de direita para afastar a oponente. O combate encerrou com as duas grudadas no clinch após segundos de trocação franca.

Confira abaixo os resultados do Spaten Fight Night 2 até então:

Beatriz Ferreira venceu Maira Moneo por decisão unânime
Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão por decisão unânime
Thiago Manchinha venceu Wanderson Barcellos por decisão unânime

*A reportagem da Ag Fight está viajando a convite da Spaten.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026