Boxe

Robson Conceição discorda de decisão da WBC por revanche, mas ressalta: “Respeito”

No dia 6 de julho, Robson Conceição fez história ao conquistar o cinturão super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O título mundial, porém, rapidamente ficou em segundo plano quando a entidade revelou que iria revisar seu combate contra O’Shaquie Foster, devido ao equilíbrio e um suposto resultado polêmico – o brasileiro venceu na decisão dividida dos juízes. Após o suspense, a organização, na figura de seu presidente, Mauricio Sulaiman, anunciou, na última segunda-feira (22), que uma revanche imediata entre os pugilistas seria remarcada. Mantido no posto de campeão, ‘O Brabo’ quebrou o silêncio sobre o assunto.

Através de comunicado oficial enviado à imprensa, Robson ressaltou que não concorda com a decisão por uma revanche imediata, mas que, em respeito a entidade, acatará a medida e estará à disposição para medir forças com Foster novamente no ringue. Ciente dos trâmites neste tipo de caso, o boxeador brasileiro chegou a citar um caso similar em que, em 2021, perdeu a disputa de título para o mexicano Oscar Valdez e apelou para que o combate tivesse sua pontuação revista. Apesar da contestação à época, o resultado do duelo não foi alterado, tampouco uma revanche imediata encaminhada.

“Entendo a frustração de O’Shaquie Foster e de seus fãs, mas acredito firmemente que o ringue não mente. Cada luta é uma oportunidade para mostrar quem somos e o que somos capazes de fazer. Embora eu não concorde com a decisão da WBC de ordenar uma revanche imediata, respeito a autoridade e o processo do Conselho. Digo isso especialmente porque não tive o mesmo tratamento quando enfrentei Oscar Valdez, em uma polêmica ‘derrota’. Estou pronto para qualquer revanche e prometo que darei o meu melhor, como sempre faço. No final, é o trabalho duro e a dedicação que falam mais alto. Estou ansioso para voltar ao ringue e mostrar, mais uma vez, a força do boxe brasileiro. Nos vemos no ringue, Foster“, destacou o pugilista baiano.

Tira-teima ainda em 2024?

Em contato com a equipe de reportagem da Ag Fight, antes do parecer oficial da WBC, o empresário de Robson, Luiz Fernando Menezes, indicou que o plano inicial era promover a primeira defesa de título do brasileiro em novembro. O retorno rápido aos ringues foi corroborado pelo próprio pugilista, através das redes sociais, com direito a uma leve alfinetada em O’Shaquie (veja abaixo ou clique aqui).

Pare de chorar e venha lutar! E dessa vez, não corra. Te vejo no final do ano, O’Shaquie Foster. Vamos ver quem é quem quando o gongo tocar. Eu sou O Brabo”, escreveu Conceição, em sua conta oficial no ‘X’ (antigo Twitter).

Aos 35 anos, Robson Conceição se tornou o primeiro brasileiro a se sagrar campeão olímpico e mundial de boxe. Como profissional, ‘O Brabo’ detém um cartel de 19 vitórias, duas derrotas e um empate. Por sua vez, O’Shaquie Foster é dono de um currículo de 22 triunfos e três reveses na nobre arte.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025