A carreira de Ryan Garcia vai de mal a pior e, na última quinta-feira (4), sofreu um novo baque. O popular pugilista foi expulso do Conselho Mundial de Boxe (WBC) pelo próprio presidente da entidade, Mauricio Sulaiman. A medida do mandatário, anunciada pelo próprio através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), foi tomada após ‘King Ry’, como é conhecido, espalhar discursos considerados de ódio direcionados a grupos específicos, como negros e muçulmanos.
Ao participar de conversas virtuais ao vivo com outros usuários no ‘X’ (antigo Twitter), Garcia surpreendeu ao compartilhar opiniões consideradas racistas. O pugilista americano ofendeu muçulmanos e chegou a indicar que fazia parte do grupo reacionário a extremista da ‘Ku Klux Klan’, que defende a supremacia branca. O posicionamento no mínimo polêmico de Ryan pode ser visto abaixo ou nas redes sociais (clique aqui e aqui).
“Como presidente da WBC, venho por meio desta (declaração) expulsar Ryan Garcia de qualquer atividade com a nossa organização. Rejeitamos qualquer tipo de discriminação. Eu temo pelo bem-estar do Ryan, porque ele rejeitou várias tentativas de nossa ajuda com saúde mental e abuso de substâncias”, declarou Mauricio Sulaiman.
Garoto problema? Relembre outras polêmicas
Com apenas 25 anos de idade e um cartel de 24 vitórias e apenas um revés, Ryan Garcia é considerado um dos boxeadores mais talentosos e populares da nova geração. Seu potencial, porém, tem ficado em segundo plano em meio ao turbilhão de polêmicas em que o americano tem se envolvido recentemente. No início de junho, ‘King Ry’ foi preso, acusado de vandalismo.
Além de problemas com a lei, Ryan também está suspenso por um ano do boxe profissional após ser flagrado no doping pelo uso da substância proibida ‘ostarina’. O caso veio à tona após o pugilista chocar o mundo e desbancar Devin Haney, em abril. Após a confirmação da imprudência, a vitória de Garcia foi revertida oficialmente.
Para piorar sua fama e reputação, Ryan tem se mostrado um indivíduo bastante inconstante nas redes sociais, compartilhando comportamentos incondizentes com a rotina de atletas do mais alto rendimento – com diversos vídeos em farras e ingerindo bebidas alcoólicas. Na pesagem para o recente duelo contra Haney, Garcia apareceu com uma garrafa de cerveja na mão, momentos antes de, inclusive, falhar na balança e não atingir o limite de peso da então disputa.