Siga-nos
Vitor Belfort nos bastidores do evento liderado por Floyd Mayweather e Logan Paul.
Vitor Belfort já havia vencido Evander Holyfield no boxe, em 2021 - Louis Grasse/PxImages

Boxe

Presente de aniversário! Vitor Belfort vence Ronaldo Jacaré no Gamebred Boxing 4

Neste sábado (1), Vitor Belfort – nascido no dia 1º de abril de 1977 – ganhou um presente de aniversário dentro do ringue. No duelo contra o compatriota Ronaldo ‘Jacaré’ Souza, o ex-campeão do UFC – com uma performance de gala – conquistou mais uma vitória no boxe, desta vez no co-main event do Gamebred Boxing 4, evento promovido pelo lutador Jorge Masvidal e sediado na cidade norte-americana de Milwaukee (EUA).

Depois de oito rounds de três minutos cada, Belfort levou a melhor sobre Jacaré na decisão unânime dos juízes laterais, que pontuaram o combate com um duplo 58 a 54 e um 57 a 55. Apesar da raça e grande poder de absorção apresentado pelo adversário, o carioca mostrou sua superioridade na nobre arte em relação ao antigo rival, oriundo do jiu-jitsu, mas que evoluiu bastante na trocação durante sua carreira no MMA.

Além de presente de aniversário, o triunfo serviu como vingança para Vitor Belfort, que havia sido derrotado pelo oponente quando ambos ainda competiam sob a bandeira do UFC. Em maio de 2016, foi Ronaldo Jacaré quem levou a melhor no embate entre eles, conquistando uma vitória por nocaute técnico.

Este foi o segundo resultado positivo do carioca no boxe desde que pendurou as luvas no MMA. Em setembro de 2021, Belfort venceu a lenda da nobre arte Evander Holyfield, ex-campeão mundial dos pesados, por nocaute técnico.

A luta

Ao contrário do que muitos esperavam o combate entre Belfort e Jacaré começou sem tanta ação, com ambos respeitando bastante o poder das mãos do outro. Mais veloz e habilidoso, o carioca teve os melhores momentos nos dois primeiros rounds.

No terceiro assalto, mais confortável no ringue, Belfort conquistou um knockdown e, percebendo que o compatriota sentiu seus potentes golpes, foi para cima em busca do nocaute. Restando 50 segundos, mais um golpe de canhota levou Jacaré à lona. O capixaba ainda conseguiu sobreviver após a avalanche de ataques do carioca.

Visivelmente desgastado pelo cansaço e pelo castigo sofrido no assalto anterior, Jacaré mostrou coração e não desistiu, tentando travar a luta quando sentia o perigo e lançando ataques duros para buscar uma virada na luta. Com uma estratégia de buscar o jogo corpo a corpo, Jacaré conseguiu equilibrar a luta, mas Belfort ainda acertava os melhores golpes, principalmente com a conhecida canhota.

Atrás no placar, Jacaré partiu para cima na tentativa de uma virada. Mais experiente na nobre arte, Belfort acertou golpes fortes e o capixaba mostrou um poder de absorção impressionante, conseguindo se manter em pé mesmo com o castigo. Um show dos veteranos brasileiros no último round.

Confira os resultados do Gamebred Boxing 4:

Anthony Pettis venceu Roy Jones Jr por decisão majoritária dos juízes;
Vitor Belfort venceu Ronaldo Jacaré por decisão unânime dos juízes;
José Aldo x Jeremy Stephens terminou em empate majoritário;
Luis Feliciano venceu Clarence Booth por decisão unânime dos juízes;
Devin Cushing venceu Damian David Marciano por nocaute técnico;
Gina Mazany venceu Pearl Gonzalez por decisão majoritária dos juízes;
Dillon Cleckler venceu Josh Burns por nocaute técnico;
Bi Nguyen venceu Andy Nguyen por decisão unânime dos juízes;
Markus Maluko venceu Joe Riggs por nocaute técnico;
Mandeep Jangra venceu Ryan Reber por nocaute técnico;
Javier Zamarron venceu Roberto Armas por decisão unânime dos juízes;
Cade Howell venceu Christopher Wingate por decisão unânime dos juízes;
Danielle Cohen venceu Danielle Wynn por decisão unânime dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Boxe