Boxe

Polêmica no boxe! Campeão mundial mantém títulos após controvérsia; entenda

Realizada no sábado (26), na Polônia, a disputa entre o campeão mundial Oleksandr Usyk e o desafiante Daniel Dubois ficou marcada por uma controvérsia que movimentou o mundo do boxe. Apesar da vitória do ucraniano e, consequentemente, da sua permanência como detentor dos cinturões peso-pesado da WBA, IBF, WBO, IBO e The Ring, uma questionável decisão do árbitro durante o combate gerou muita discussão entre os amantes da nobre arte.

Apesar de dominar grande parte das ações com seu jab afiado e boas combinações, até definir sua vitória por nocaute no 9º round, Oleksandr Usyk sofreu um duro golpe no corpo aplicado por Daniel Dubois no quinto assalto, que levou o campeão à lona e poderia ter encerrado a disputa em favor do desafiante. Porém, o árbitro central Luis Pabon julgou imediatamente que o avassalador ataque de direita do britânico havia sido abaixo da linha de cintura e, portanto, ilegal.

Com isso, ao invés de abrir contagem para o ucraniano, que aparentava não ter condições de prosseguir na luta naquele momento, o juiz deu cinco minutos de recuperação para Usyk, baseado na premissa de que Dubois havia aplicado um golpe baixo. Depois do tempo concedido pelo mediador, o campeão – aparentemente completamente reestabelecido fisicamente – voltou a dominar o confronto e nocauteou o rival quando restavam três dos 12 assaltos previstos para a disputa.

Reclamação do desafiante

Ao final do confronto, Daniel Dubois e sua equipe reclamaram bastante da polêmica intervenção do árbitro central no quinto round. Na entrevista pós-luta, ainda em cima do ringue, o britânico afirmou com todas as letras que foi roubado de uma possível vitória. 

“Não achei que foi um golpe baixo. Eu fui roubado de uma vitória nessa noite. O que mais eu posso dizer?”, disparou Dubois.

Opiniões divididas nas redes sociais

O tema logo tomou conta também das redes sociais. Diversos fãs e pessoas envolvidas no mundo do boxe deram suas opiniões – muitas delas a favor de Daniel Dubois e outras defendendo o julgamento do árbitro. Apesar da polêmica, o resultado deve ser mantido e Oleksandr Usyk seguirá como campeão mundial pela Associação Mundial de Boxe, Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe, Organização Internacional de Boxe e pela The Ring.

O próximo compromisso do ucraniano pode ser contra mais um britânico: Tyson Fury, detentor do cinturão peso-pesado do Conselho Mundial de Boxe (WBC). ‘The Gypsy King’, por sinal, tem luta marcada para o dia 28 de outubro, contra o ex-campeão do UFC Francis Ngannou, em evento que será sediado na Arábia Saudita.

Matérias Recentes

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025

Campeã! Cris Cyborg finaliza rival australiana e mantém cinturão da PFL

O Ultimate não foi a única organização de MMA a promover seu último evento do…

14/12/2025

Confiante no grappling, Gaethje projeta duelo imprevisível contra Pimblett

Justin Gaethje garantiu que estará preparado caso o duelo contra Paddy Pimblett, marcado para o…

14/12/2025

Confiante! Alexander Volkanovski mira vitória mais fácil sobre Diego Lopes

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, afirmou que pretende vencer Diego Lopes…

14/12/2025

Manel Kape nocauteia Brandon Royval e se consolida na corrida pelo cinturão

O angolano Manel Kape foi o grande destaque do UFC Vegas 112 ao nocautear Brandon…

14/12/2025