Dois ícones dos esportes de combate no Brasil podem duelar dentro do ringue de boxe no futuro próximo. Pelo menos, esse é o desejo do medalhista olímpico Yamaguchi Falcão, que desafiou Rogério Minotouro, ex-lutador de destaque no MMA e que também teve uma passagem importante, ainda que breve, na nobre arte.
O desafio do ex-desafiante ao título mundial dos supermédios (até 76,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (WBA) para o ex-lutador do Pride e do UFC foi feito através da conta oficial de Yamaguchi no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui). O capixaba ainda marcou o perfil do evento nacional ‘Fight Music Show’, conhecido por dar espaço aos veteranos dos esportes de combate, como o tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas, principal astro da companhia, e o próprio Rogério Minotouro, que atuou na primeira edição do ‘FMS’.
“Fala, galera. Olha só, esse é o Rogério Minotouro e eu estou desafiando ele para uma luta de boxe. É isso mesmo. Ei, Rogério, aceita meu desafio? Vamos fazer acontecer?”, desafiou Yamaguchi, irmão mais velho do também medalhista olímpico Esquiva Falcão.
Medalhistas com a seleção brasileira de boxe
Não é só Yamaguchi que ostenta conquistas pela seleção brasileira de boxe amador. Já com a carreira consolidada no MMA, Rogério Minotouro se aventurou na nobre arte e alcançou bons resultados, como a medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Além do terceiro lugar na Olimpíada de Londres, em 2012, Falcão conquistou a prata nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.
No boxe profissional, Yamaguchi possui um cartel de 24 vitórias, duas derrotas, um empate e um ‘no contest’ (sem resultado). Por sua vez, Rogério atuou apenas uma vez como profissional na nobre arte, justamente no triunfo sobre Leonardo ‘Leleco’, no Fight Music Show 1, em janeiro de 2022. Já no MMA, o irmão gêmeo de Rodrigo Minotauro encerrou sua carreira com 23 vitórias e dez reveses.