Siga-nos
Marcell Fagundes/ Divulgação

Boxe

José Aldo domina rival argentino e estreia com vitória no boxe profissional

Na noite desta sexta-feira (10), diretamente da ‘Upper Arena’, no Rio de Janeiro, José Aldo estreou com o pé direito no boxe. Embalado pela torcida que lotou o ginásio no bairro do Flamengo, o ex-campeão peso-pena (66 kg) do UFC derrotou o argentino Emmanuel Zambrano por decisão unânime na luta principal do ‘Shooto Boxing Brasil’.

Ao final de seis assaltos, Aldo foi apontado vencedor por larga vantagem nas papeletas dos jurados – dois dos três árbitros apontaram superioridade do brasileiro em todas as etapas. Visivelmente feliz com o desempenho, o veterano, que se aposentou no MMA em 2022, celebrou o triunfo tão sonhado na nobre arte.

“Muito obrigado a todos que compareceram. Só tenho a agradecer esse público maravilhoso. Tenho uma luta daqui a um mês e meio com o Jeremy Stephens, então a gente vai descansar um pouco”, declarou Aldo, ainda no ringue.

Com o resultado, Aldo inicia com o pé direito em sua caminhada no novo esporte. Aos 36 anos, o pupilo de Dedé Pederneiras acumulou cartel com 31 vitórias em 39 apresentações no MMA, sendo 17 delas por nocaute.

A luta

Aldo começou o combate dominando o centro do ringue e rapidamente passou a encurralar o argentino, que apostava no volume de golpes. Mais ativo, Emmanuel se mostrava mais veloz, mas sofria com as mãos duras do brasileiro, que conectava os golpes mais contundentes.

No início do segundo assalto, foi a vez do argentino impor o ritmo. Sentindo o bom momento do rival, a torcida empurrou Aldo com gritos de ‘Rei do Rio’. Embalado, Aldo conectou boa sequência de direto de direita e cruzado de esquerda, que levantou o público e balançou Emmanuel.

Na terceira etapa, os segundos iniciais foram de estudo. Mas a calmaria logo se encerrou quando Aldo se lançou ao ataque, caminhando para frente e caçando o adversário. Um upper de direita na curta distância voltou a balançar o argentino. O público reagiu ao bom momento do brasileiro com gritos de ‘Uh, vai morrer’.

Atrás no placar, Emmanuel partiu para o ataque com boas sequências. Com a guarda fechada, Aldo esperava o momento certo de contragolpear. O Campeão do Povo balançou pela primeira vez no confronto após receber um cruzado de esquerdo do argentino, melhor na parcial pela primeira vez.

No quinto assalto, a torcida voltou a lutar junto com o atleta da casa, que respondeu com uma bela sequência de direto e cruzado nos segundos iniciais. Ao ser encurralado, Emmanuel alegou ter recebido um golpe na nuca e ganhou vaias do público presente na Upper Arena. Mais cansados, os atletas trocaram golpes de menos potência até o soar do gongo.

No intervalo, Dedé Pederneiras pediu golpes na linha de cintura do argentino, que já dava sinais de cansaço. E foi exatamente desta forma que iniciou uma boa sequência de Aldo, interrompida com clinch de Emmanuel. O ‘hermano’ ainda ofereceu perigo nos segundos finais, ao supostamente levar o brasileiro ao solo. O Campeão do Povo rapidamente levantou e alegou que havia apenas escorregado. Assim que reiniciada, a luta se encerrou.

Confira abaixo os resultados do Shooto Boxing Brasil:

Jose Aldo venceu Emmanuel Zambrano por decisão unânime
Hernani Perpétuo venceu Ildemar Marajó por nocaute técnico
Iuri Marajó venceu Johnny Eduardo por decisão dividida
Marlon Sandro venceu Marcos “Vina” por decisão unânime
Ernane Pimenta venceu Alexandre Mendes por nocaute
Daniel Brum e Guidson Matias empataram
Edson ‘Kalango’ Araujo venceu Pedro Ribeiro por nocaute
Felipe Sanches venceu William Umpierre por nocaute técnico
Kalil Paiva venceu Diego Paixão por nocaute
Douglas ‘Bala’ Andrade venceu Willian Ricardo por decisão unânime
Alisson “El Galo” Monte venceu Filippi Oliveira por nocaute técnico
Charles “Charlinho” Oliveira venceu Pedro Figueiredo por decisão dividida

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Boxe