O mundo do boxe se despediu de mais uma lenda. Ex-campeão mundial da nobre arte, Éder Jofre faleceu na madrugada deste domingo (2), em São Paulo, aos 86 anos. A informação foi divulgada pelo perfil oficial do ícone dos ringues no ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui).
Os membros da família de Jofre contaram que o ex-campeão mundial de boxe convivia com problemas de saúde e que faleceu por conta de uma sepse urinária e insuficiência renal aguda. Vale pontuar que o brasileiro, ícone da nobre arte, estava internado desde março em uma clínica, devido a uma pneumonia. Além disso, Eder sofria de encefalopatia traumática crônica, antes chamada de demência pugilística.
Para parte da comunidade do boxe, Éder Jofre foi o maior pugilista do Brasil em toda a história. O ex-atleta marcou época no esporte ao atuar como peso-galo e também alcançou destaque no peso-pena. Seu talento na nobre arte era tanto, que o brasileiro ganhou o apelido de ‘Galo de Ouro’ e se tornou integrante do ‘Hall da Fama’ do boxe.
Ao longo de sua carreira, iniciada no São Paulo Futebol Clube, Éder Jofre disputou 78 lutas, venceu 72, sendo 50 por nocaute, empatou quatro e perdeu duas vezes. O ex-atleta foi campeão da WBA (Associação Mundial de Boxe) e do WBC (Conselho Mundial de Boxe).