Siga-nos
Bia Ferreira se sagrou campeã mundial de boxe pela IBF.
Bia Ferreira se sagrou campeã mundial de boxe pela IBF - Reprodução/Instagram

Boxe

Histórico! Bia Ferreira supera rival argentina e conquista título mundial de boxe

Medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, em 2021, Beatriz Ferreira – apenas em sua quinta luta como profissional – escreveu um novo e importante capítulo na história do boxe brasileiro. Neste sábado (27), em Liverpool (ING), Bia venceu argentina Yanina Lescano e conquistou o cinturão vago do peso-leve (até 61kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF).

O triunfo de Bia Ferreira, de 31 anos, veio por nocaute técnico no sexto round. Depois de crescer durante o combate, no qual já levava vantagem nas papeletas dos juízes, a baiana abriu um corte no supercílio da argentina no quinto assalto. Na etapa seguinte, com a piora na situação de Yanina Lescano, o árbitro central decidiu encerrar o combate e decretar a vitória da brasileira, nova campeã mundial peso-leve da IBF.

Grupo seleto

Com a conquista, Bia Ferreira entrou para o seleto grupo de pugilistas brasileiros campeões mundiais das principais entidades do boxe como profissionais, ao lado de Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino ‘Popó’ Freitas, Valdemir ‘Sertão’ Pereira, Rose Volante e Patrick Teixeira. Além dos citados, Danila Ramos também alcançou tal feito, mas com um título interino.

Esperança de medalha na Olimpíada

Depois de perder o ouro na Olímpiada de Tóquio para a irlandesa Kellie Harrington, Bia Ferreira terá a oportunidade de buscar mais uma medalha na edição dos Jogos Olímpicos que acontece em Paris (FRA), neste ano. Isso porque, com a mudança nas regras, mesmo com a carreira e o título mundial como profissional, a baiana segue em atividade no circuito amador, onde já se sagrou bicampeã mundial e visa um novo troféu olímpico.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Boxe