Siga-nos
Hebert Conceição e Esquiva Falcão travaram um duelo de medalhistas olímpicos
O campeão olímpico em Tóquio 2020 levou a melhor na decisão unânime dos juízes - Leandro Bernardes/Ag Fight

Boxe

Hebert Conceição vence Esquiva Falcão em grande luta na noite da despedida de Anderson Silva

No duelo entre dois medalhistas olímpicos que vinham se estranhando há muito tempo nas redes sociais, Hebert Conceição levou a melhor diante de Esquiva Falcão e venceu por decisão unânime dos juízes na terceira luta do Spaten Fight Night, que aconteceu neste sábado (15), no Komplexo Tempo, em São Paulo, para marcar a despedida de Anderson Silva de apresentações no Brasil.

O resultado pode ser considerado o maior triunfo da carreira profissional de Hebert Conceição, que tinha apenas cinco lutas em seu cartel oficial. Agora, o medalhista olímpico que lutou em peso casado até 74 kg com Esquiva, pode pensar em confrontos ainda mais impactantes.

É uma honra estar aqui na despedida de uma lenda. Se não fosse ele, eu não estaria aqui. Sobre a luta, o gancho eu acertei, mas ele foi salvo pelo gongo. Ele teve um minuto para se recuperar e, como é um atleta experiente, conseguiu voltar. Agora vou tirar uns dias de descanso. Ao contrário do que meu adversário disse, que não precisava treinar para me enfrentar porque eu tinha apenas cinco lutas, eu treinei muito duro para enfrentá-lo. E o resultado está aí”, afirmou Hebert ainda dentro do ringue.

A luta

Hebert começou o combate tomando a iniciativa e aplicando bons golpes. No principal deles, em um direto de direita, o campeão olímpico conseguiu marcar o supercílio esquerdo de Esquiva ainda no primeiro round.

Percebendo o bom momento do seu adversário, Esquiva Falcão voltou muito mais acelerado para a segunda parcial. O medalhista de prata de Londres-2012 encurralou Hebert no canto do ringue logo nos primeiros segundos e conseguiu boa sequência. O baiano não deixou barato e também passou a ser mais agressivo, conectando bons golpes e, do meio para o final, fazendo graça para provocar o rival.

A terceira etapa começou com Hebert novamente acertando os golpes mais limpos. A luta chegou a ser paralisada para que o médico avaliasse o supercílio esquerdo de Esquiva, que aumentou o seu ferimento nesta parcial.

No round seguinte, o melhor momento de Hebert Conceição apareceu. Abrindo a parcial com fortes golpes na linha de cintura, o baiano percebeu que seu oponente estava sentindo a mão pesada e, após uma sequência de pelo menos três diretos de direita, passou a encurralar Esquiva. Bastante machucado, o medalhista olímpico chegou a se ajoelhar antes de conseguir chegar ao seu córner após o gongo final do quarto round.

O período de descanso, no entanto, serviu para Esquiva ganhar fôlego e voltar para o combate. Depois de Hebert ter acelerado muito na etapa anterior, o campeão olímpico passou a mostrar um pouco de cansaço neste round.

A superioridade de Hebert deu lugar ao melhor momento de Esquiva no sexto assalto. O atleta do Espírito Santo conseguiu pelo menos três potentes golpes neste período e foi o momento dele colocar pressão no adversário.

Mais acostumado ao boxe profissional e a duelos longos, Esquiva soube dosar melhor o gás e suportar o período de superioridade do seu adversário, mas não chegou a virar a luta. No nono round, após um golpe na linha de cintura, Hebert caiu, mas o juiz não abriu contagem por considerar que foi um escorregão.

Os dois atletas seguiram com o alto nível de boxe até o décimo e último assalto, quando, ao final da luta, ambos os lados ergueram as mãos, confiantes da vitória. No anúncio oficial, os três juízes deram vitória para Hebert Conceição (97-93, 97-92 e 98-91).

Resultados do Spaten Fight Night:

Hebert Conceição venceu Esquiva Falcão por decisão unânime dos juízes laterais após dez rounds;
Kalyl Silva venceu Paulo Roberto por decisão unânime dos juízes laterais após quatro rounds;
Bia Mesquita finalizou Jojo Ramos aos 2 min e 33s do 1º round.

Mais em Boxe