Boxe

Fim da invencibilidade! Tyson Fury perde luta parelha e Usyk unifica títulos dos pesos-pesados

O duelo de boxe entre Tyson Fury e Oleksandr Usyk foi promovido com provocações de ambas as partes e bastante expectativa dos fãs da nobre arte. E não era para menos. Afinal de contas, dois campeões mundiais e invictos na modalidade colidiriam no centro do ringue montado na Arábia Saudita. E após o emblemático choque de pesos-pesados, quem levou a melhor foi o pugilista ucraniano, que derrotou o rival britânico na decisão dividida dos juízes (115-112, 113-114, 114-113) e, de quebra, acabou com a invencibilidade de ‘The Gypsy King’.

Após desbancar Fury em um duelo parelho, Usyk unificou os principais títulos mundiais entre os pesos-pesados. Já dono dos cinturões da Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), Federação Internacional de Boxe (IBF) e Organização Internacional de Boxe (IBO), o atleta ucraniano defendeu seus títulos e também ‘roubou’ o posto de campeão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), que pertencia a Tyson, e adicionou à sua coleção.

A luta

Depois de um primeiro round de bastante estudo e brincadeiras de Fury com a plateia, a luta esquentou no segundo assalto. Na parcial, Usyk conseguiu pressionar e colocar Tyson com as costas nas cordas em dois momentos. Em resposta, ‘The Gypsy King’ apostou nos contragolpes para pegar o rival ucraninano com ataques de encontro. No terceiro round, Oleksandr acelerou o ritmo e, no clinch, reclamou de golpes desferidos por Fury em sua nuca.

Já no quarto assalto, Fury voltou mais solto no ringue, colocando volume de jogo e conectando mais mãos que seu adversário. O cenário se repetiu na quinta parcial, com Usyk penando para lidar com os efetivos jabs do britânico. No sexto round, Tyson viveu seu melhor momento e, com dois ‘uppercuts’, balançou Oleksandr (veja abaixo ou clique aqui).

Duro na queda, Usky não demonstrou sinais de desgaste e voltou a equilibrar as ações no sétimo round. Com mais gás no tanque, o ucraniano passou a impor seu ritmo e venceu também a oitava parcial. E foi no nono assalto que o momento mais emocionante do combate ocorreu. Com uma sequência avassaladora iniciada por um direto de esquerda, Oleksandr deixou Fury grogue nas cordas e obrigou o árbitro a intervir a abrir contagem (veja abaixo ou clique aqui).

Mesmo bastante abalado, Tyson se manteve no combate e passou a usar o ‘dirty boxing’ e o clinch para esfriar o confronto. Nos três rounds finais, a dinâmica foi parecida, com Fury ‘jabeando’ e buscando se recuperar do quase nocaute sofrido e Usyk marchando para frente e tentando acabar com a luta.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025