Siga-nos
Bia Ferreira brilha no Campeonato Mundial de boxe e é bicampeã
A brasileira acabou nocauteada por Elif Nur Turhan no quinto assalto do combate - Divulgação IBA

Boxe

Fim da invencibilidade! Bia Ferreira sofre nocaute para rival turca e perde título mundial de boxe

O último sábado (6) foi um dia ruim para o Brasil nos esportes de combate. Se no UFC 323 o então campeão Alexandre Pantoja sofreu uma grave lesão no braço e acabou ficando sem o cinturão peso-mosca (57 kg), no boxe outro grande nome do país sofreu um baque significativo. Bia Ferreira sofreu a primeira derrota de sua carreira no boxe profissional para Elif Nur Turhan e, de quebra, perdeu o título mundial peso-leve (até 61,2 kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF), em combate disputado em Mônaco.

Diante de uma invicta adversária turca, Bia sofreu, sobretudo, com os golpes cruzados de Turhan, que a abalaram desde o princípio da disputa. Mesmo mostrando coração e equilibrando as ações no decorrer da luta, a brasileira acabou nocauteada no quinto assalto. O revés colocou um fim em sua invencibilidade no boxe profissional. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), a pugilista baiana se posicionou e prometeu reconquistar o cinturão da categoria em 2026.

“Fala, pessoal. Passando aqui para avisar que estou bem. Ontem não foi uma noite como eu esperava e queria, mas tudo acontece por uma razão. Agora é levantar a cabeça, recalcular as rotas e seguir em frente. Quero agradecer toda minha equipe, família e amigos. Todos que trabalharam comigo para que eu conseguisse ter um bom desempenho. A todos vocês pela torcida e mensagens de carinho. É isso, bola para frente! Vou voltar mais forte. Estou bem, cabeça erguida. Vamos voltar. Estamos voltando para o Brasil. Agora é descansar, tirar umas férias e ano que vem voltar para buscar meu cinto de volta”, frisou Bia.

A luta

A pugilista turca começou o confronto com tudo. Apostando nos cruzados de longa distância, Turhan conseguiu aplicar um ‘knockdown’ em Bia logo no primeiro round da luta. Após aberta a contagem, a brasileira se recuperou a tempo e se recolocou no embate de forma competitiva. A diferença de envergadura foi um fator determinante para Ferreira, que não conseguia, por vezes, achar a distância exata para conectar seus golpes mais contundentes.

O nocaute veio no momento em que Bia estava melhor na luta. No quarto assalto, a brasileira passou a pontuar mais espetando a oponente com jabs e movimentação lateral. Já no quinto round, a baiana desferiu um direto que fez Turhan recuar. Mas logo em seguida, a turca conseguiu encurralar Ferreira contra as cordas e, com uma saraivada de cruzados, levou a rival ao solo. Bia chegou a ficar de pé, mas a árbitra optou por interromper o combate.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Boxe