Ex-lutador do UFC, Fábio Maldonado mostrou mais uma vez que tem o boxe afiado no último sábado (12) e garantiu mais uma importante conquista na sua carreira. O ‘Caipira de Aço’, como é conhecido, nocauteou Joselito dos Santos, o ‘Tatuado’, em evento realizado na cidade de Santos (SP), e se sagrou campeão brasileiro do peso-cruzador (90,7 kg) do Conselho Nacional de Boxe.
O duelo, originalmente previsto para durar dez rounds, foi resolvido pelo veterano lutador ainda na segunda etapa, com um nocaute, marca registrada na carreira de Maldonado, seja no MMA ou no boxe. Com o resultado, o ‘Caipira de Aço’ soma agora 28 vitórias, 27 delas por nocaute, e quatro derrotas em seu cartel profissional na nobre arte.
Dono de um estilo agressivo e destemido em suas lutas, seja no boxe ou no MMA, Fábio Maldonado ganhou destaque no cenário e passou a ser conhecido pelo grande público ao ser contratado pelo UFC no início da década passada – durante o ‘boom’ das artes marciais mistas no Brasil – e protagonizar verdadeiras guerras dentro do octógono.
Na principal organização de MMA do planeta, o ‘Caipira de Aço’ atuou como meio-pesado (93 kg) e peso-pesado, acumulando cinco vitórias e seis derrotas, deixando o plantel de lutadores do UFC em 2016. Desde então, Maldonado voltou a dividir suas atenções entre o boxe e o MMA, competindo regularmente em ambas as modalidades, o que não ocorria enquanto estava sob contrato com o Ultimate, por conta da cláusula de exclusividade adotada pela liga presidida por Dana White com seus atletas.