No passado, Oscar De La Hoya e Saúl Álvarez trabalharam juntos no boxe, mas foram para lados opostos e, hoje, se tornaram desafetos. Tanto que, neste sábado (4), em Las Vegas (EUA), ‘Canelo’ luta contra Jamie Manguia, porém parece mais preocupado com seu antigo promotor. Não à toa, na última quarta-feira (1º), as lendas do esporte protagonizaram um barraco na coletiva de imprensa para promover o combate e tiveram que ser separados pelos seguranças (veja abaixo ou clique aqui).
O clima da cerimônia começou a pesar, quando De La Hoya, cansado de sofrer ataques do seu antigo lutador, resolveu responder. Como trabalhou muito tempo com ‘Canelo’, o veterano afirmou que o mexicano deveria ser mais grato, apontando que o mesmo esqueceu quem o ajudou no passado. De acordo com Oscar, Saúl só conseguiu se tornar uma estrela dos esportes de combate graças a sua organização, a ‘Golden Boy Promotions’.
“Ele parece ter dificuldade em lembrar quem o ajudou a se tornar uma verdadeira estrela global. Para ser claro, não tenho nada além de respeito por Canelo como lutador. Seu histórico e habilidades falam por si, mas ele passou grande parte dos últimos dois meses me insultando, em vez de promover essa luta. Então, vou facilitar um pouco para ele: sim, enfrentei muitos desafios na minha vida, já estive em reabilitação várias vezes,, houve alguns pontos muito baixos na minha vida e momentos em que o trabalho não era minha prioridade por causa da minha saúde mental, que havia negligenciado por tanto tempo. Mas isso não muda o fato de que a Golden Boy construiu Canelo, ponto final. A empresa sob a qual você lutou durante décadas sempre teve um nome e é o meu. Coloque um pouco de respeito nisso”, declarou De La Hoya.
Resposta de Canelo
Imediatamente após o posicionamento do seu antigo promotor, ‘Canelo’ não escondeu a irritação. O lutador estava tão insatisfeito, que respondeu com termos ofensivos e em espanhol. Inclusive, a estrela do boxe fez questão de traduzir seu ataque contra o veterano.
“Para esse imbecil de pessoa, não se esqueça que eu já era Canelo nos Estados Unidos. Ele só lucrou com o meu nome. Você já pagou ao Golovkin o que queria roubar dele? Se meus advogados não se envolvessem, você teria roubado. A única coisa que esse homem faz é manchar o boxe. Ele rouba dos boxeadores. Aqueles que estão com ele deveriam procurar um advogado porque ele está roubando de você. Ele está aqui apenas para roubar a atenção de Munguia. Ele não está aqui para promovê-lo”, declarou ‘Canelo’.
Fim da relação
A parceria envolvendo ‘Canelo’ e De La Hoya chegou ao fim em 2020. Na ocasião, o lutador entrou com uma ação de quebra de contrato com a ‘Golden Boy Promotions’ e foi dispensado de seu contrato. Desde então, os ícones do boxe se tornaram inimigos e passaram a trocar provocações de forma constante e pública.