No último domingo (29), Esquiva Falcão se aproximou ainda mais de ser o próximo desafiante ao cinturão dos médios da IBF (Federação Internacional de Boxe). O brasileiro dominou o argentino Cristian Rios e venceu por decisão unânime dos juízes depois de dez rounds na luta principal do ‘Boxing For You’, evento realizado em São Paulo (SP). Com o novo triunfo, o brasileiro chegou à sua 30ª vitória e se manteve invicto no boxe profissional.
Ciente da importância do embate para seguir no seu sonho de brigar pelo cinturão mundial ainda neste ano, Esquiva tomou as ações da luta desde o início. O brasileiro mostrou agressividade e soltou golpes potentes no seu adversário, que se viu acuado em vários momentos ao longo do combate. O panorama da disputa era praticamente com Falcão no ataque e o rival argentino tentando surpreender nos contragolpes, embora sem sucesso.
O grande momento do brasileiro aconteceu no nono assalto da disputa, quando ele engatou uma sequência de golpes e ficou perto de nocautear Rios. No entanto, o ‘hermano’ resistiu e a decisão ficou na mão dos jurados. Por ter sido mais agressivo e dominante durante o confronto inteiro, os árbitros não tiveram dúvidas em dar a vitória para Esquiva.
Esquiva Falcão é o líder do ranking da IBF e, por isso, tem tudo para ser o próximo desafiante ao título da entidade. Vale destacar que o atual campeão é Gennadiy Gennadyevich Golovkin, o ‘GGG’ que tem compromisso marcado no próximo dia 17 de setembro, quando fará a trilogia com o mexicano Saul ‘Canelo’ Alvarez, em disputa válida pela divisão dos super-médios.