Sem atuar desde agosto de 2020, Esquiva Falcão vai retornar aos ringues neste sábado (20). O brasileiro vai encarar o russo Artur Akavov, em evento que vai acontecer em Las Vegas (EUA). Este duelo é de suma importância para o atleta do Brasil, pois enfrenta um ex-desafiante ao título dos médios da WBO (Organização Mundial de Boxe) e pode deixá-lo em uma boa posição para brigar pelo cinturão na sequência.
Ciente da responsabilidade deste confronto, Esquiva, em recente entrevista à reportagem da Ag. Fight, já tinha exaltado as qualidades do seu rival e o apontou como adversário mais duro que iria enfrentar na carreira. Em caso de mais um triunfo, o brasileiro vai manter sua invencibilidade na modalidade, que até o momento, dura 27 lutas.
Medalhista de prata nas Olimpíada de Londres, em 2012, Esquiva Falcão ostenta 19 triunfos por nocaute em sua carreira profissional no boxe, que teve início em 2014. O capixaba se apresentou apenas duas vezes em 2020, ambas em São Paulo, em eventos da ‘Boxing for You’. A primeira foi em fevereiro diante do argentino Jorge Daniel Miranda e a segunda foi em agosto, quando venceu Morrama Dheisw de Araujo Santos.
Com 35 anos, Akavov, assim como Esquiva, é canhoto e tem um estilo agressivo de atuar. O lutador possui um cartel de 20 vitórias, sendo nove por nocaute, e três derrotas, duas em disputa de título mundial. Em 2019, o russo foi superado por Demetrius Andrade em embate válido pelo cinturão dos médios por nocaute técnico. A última vez que o atleta atuou foi em outubro de 2019, em triunfo sobre Sergei Melis.