Boxe

Empresário de Robson Conceição apresenta queixa à WBC após derrota polêmica

A controversa derrota de Robson Conceição para o mexicano Oscar Valdez na última sexta-feira (10), no Arizona (EUA), em disputa pelo cinturão dos superpenas do Conselho Mundial de Boxe (WBC), ainda deve ganhar novos capítulos. De acordo com a ‘ESPN’ americana, Sergio Batarelli – empresário do pugilista baiano – apresentou uma queixa junto à WBC, protestando contra a atuação dos juízes laterais, que apontaram vitória unânime do campeão em suas papeletas, e exigindo uma revanche imediata.

Além da pontuação dos juízes laterais, a queixa apresentada pelo empresário de Robson questiona a atuação do árbitro central e o fato de Oscar Valdez ter mantido seu título após ser flagrado no exame antidoping no mês passado. A substância proibida ‘fentermina’ – um estimulante – foi encontrada no organismo do mexicano, que foi liberado pelo Conselho Mundial de Boxe e pela Comissão da Tribo Pascua Yaqui para lutar contra o brasileiro.

Por sua vez, o árbitro Tony Zaino foi acusado por Batarelli de ter sido “tendencioso” na mediação do combate, especialmente ao descontar um ponto do brasileiro no 9º round, por atingir o adversário na parte de trás da cabeça. A infração cometida por Robson pareceu ter muito menos intensidade do que um golpe posterior aplicado por Valdez, no qual o mexicano recebeu apenas uma advertência por parte do árbitro central.

Já a pontuação dos juízes laterais, que sacramentou a vitória de forma unânime de Oscar Valdez, se transformou na principal polêmica da disputa da última sexta-feira. Principalmente depois que Stephen Blea, juiz responsável pela pontuação mais discrepante em favor do mexicano, admitiu ter errado em sua marcação da papeleta e alegou ter sido influenciado pela torcida favorável ao campeão. O profissional, inclusive, procurou a WBC para admitir o erro e deve passar por um processo de reciclagem antes de voltar a atuar em disputas de título da entidade.

Outro ponto levantado pelo empresário do pugilista baiano foi a superioridade de seu cliente nas estatísticas do duelo, principalmente o fato do medalhista de ouro na Olimpíada do Rio, em 2016, ter superado o rival em golpes conectados em todos os rounds. Apesar da pontuação no boxe não ser baseada somente em números, vale destacar que o resultado favorável a Oscar Valdez foi bastante contestado pela comunidade das lutas no Brasil e no exterior, com boa parte dos fãs e especialistas apontando a vitória de Robson Conceição no combate.

Por fim, a intenção de Sergio Batarelli com a queixa apresentada junto ao Conselho Mundial de Boxe é que a entidade conceda uma revanche imediata ao lutador brasileiro, colocando-o novamente frente a frente com Oscar Valdez, pelo título mundial. Outra opção seria a ascensão de Robson Conceição ao primeiro lugar do ranking dos superpenas, o que faria dele o desafiante obrigatório. Resta saber qual será a posição adotada pela entidade, uma das mais importantes do boxe na atualidade.

Matérias Recentes

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024